Fiéis pedem retorno de Padre Robson à Basílica do Divino Pai Eterno em ato realizado em Trindade

imagem de fieis na Basílica do Divino Pai Eterno

Grupo também pede volta do religioso à presidência da Afipe, no qual está afastado desde agosto do ano passado. Padre era investigado por desvio de dinheiro na associação, mas processo foi interrompido pela Justiça.


Um grupo de fiéis fizeram um protesto pedindo o retorno do padre Robson de Oliveira à frente das missas na Basílica e da presidência da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. O padre era investigado pelo Ministério Público por desvio de dinheiro na associação, mas o processo foi interrompido pela Justiça.

O protesto começou por volta das 11h10 e reúne um pequeno grupo de fiéis em frente à Basílica Divino Pai Eterno. De acordo com um dos organizadores do ato Braz José Souza, o movimento é pacífico e tem o intuito de não só pedir o retorno do padre, como também realizar orações por ele.

"O padre Robson é inocente e estamos fazendo esse movimento pela volta dele", disse.

Padre Robson, de 46 anos, é fundador e ocupava a presidência da Afipe. Até então, ele também era o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. O padre está afastado da associação e teve os direitos de realizar celebrações suspensos temporariamente, no dia 21 de agosto do ano passado. Em uma das faixas, o grupo pede a retomada do padre em todos os seus cargos.

“Queremos o padre Robson de volta em todos os seus cargos por direito. Te amamos muito”, escreveu.

O G1 entrou em contato com a Arquidiocese de Goiânia e também com a Afipe pedindo um posicionamento em relação aos pedidos dos fiéis, às 11h, e aguarda um retorno.

Batizada de "Vendilhões", a operação do Ministério Público apreendeu diversos documentos e equipamentos eletrônicos na casa do padre e em endereços ligados a Afipe, no dia 21 de agosto do ano passado. A investigação apontava que ele teria desviado dinheiro de ofertas dos fiéis, que seria usada na construção da nova Basílica de Trindade, para comprar fazendas, casa na praia e até um avião.

O Ministério Público apresentou recurso no Superior Tribunal de Justiça, mas, até este sábado (23), ele ainda não havia sido analisado.



Impasse na Justiça

Em outubro, a Justiça tinha determinado que as investigações deveriam ser interrompidas por entender que não estavam presentes no processo os crimes apontados pelos promotores. No entanto, em 4 de dezembro, a decisão do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás autorizou a retomada da apuração.

Dez dias depois, outra sentença, desta vez dada pelo desembargador do TJ-GO Leobino Chaves Valente, voltou a determinar o bloqueio do mesmo processo. Em 17 de dezembro, uma sentença do Superior Tribunal de Justiça reforçou a decisão do magistrado.

O Ministério Público chegou a denunciar o padre ou outras 17 pessoas por organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os promotores de Justiça afirmam que o padre comandava uma organização criminosa e transferia grandes valores para empresas, com o objetivo de utilizar o dinheiro das entidades religiosas criadas por ele como seu, sem prestar contas nem se submeter às regras associativas.

via G1
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários