Todos nós deveríamos imitar o hábito simples do Papa Francisco


A forma como o Santo Padre inicia o seu dia de trabalho é inspiradora.


O que o Papa Francisco faz primeiro, quando chega ao seu escritório no Palácio Apostólico todas as manhãs? Verifica o email dele? Posta um tuíte? Revisa a agenda? Nada disso!

Durante uma audiência recentemente com os Carabinieri (uma força policial armada nacional italiana) da Companhia de São Pedro, o pontífice revelou um detalhe interessante de sua rotina:

“Todas as manhãs quando chego aqui no meu escritório da Biblioteca, rezo a Nossa Senhora e depois vou à janela para olhar a praça, para olhar a cidade e ali, no final da praça, vejo-vos. Todas as manhãs, saúdo-vos com o coração e agradeço.”

Oração e gratidão

Portanto, esse hábito do Papa serve para refletirmos: será que existe maneira melhor de começar nosso dia de trabalho a não ser com oração e gratidão? Quando chegamos ao nosso local de trabalho, com que frequência paramos por um momento para confiar o nosso trabalho a Deus e à intercessão de Nossa Senhora?

Além disso, olhamos ao nosso redor para ver (pelo menos com o olho da mente) aqueles que nos apoiam e protegem, ou seja, nossos colegas de trabalho? Será que os saudamos e rezamos por eles?

Podemos até pensar que não temos vontade ou tempo para isso. Porém, lembre-se: o Papa faz isso, e ele é o encarregado de guiar toda a Igreja em todo o mundo. Então, se ele consegue um tempinho para rezar e agradecer antes de começar o trabalho, nós também conseguimos.

De fato, o hábito de orar e agradecer não só nos abrirá para receber a graça de Deus ao longo do dia. Isso também nos ajudará a trabalhar com maior generosidade e pureza de intenção.

Consequentemente, lembraremos que estamos sempre na presença de Deus e sempre contando com a ajuda de outras pessoas. Ninguém trabalha verdadeiramente sozinho ou é verdadeiramente independente. Somos, portanto, apoiados pela graça de Deus e por inúmeras pessoas que mantêm a sociedade funcionando, como por exemplo: policiais a engenheiros, eletricistas, motoristas, médicos e zeladores.

Por isso, devemos a todos a nossa gratidão e o nosso respeito. E podemos demonstrar isso através de gestos simples ou ocultos.

Um hábito a ser imitado

Com efeito, o Papa Francisco disse aos Carabinieri que a forma como ajudam cada dia “é tanto mais meritória quando acontece de forma oculta, através daqueles pequenos mas significativos gestos do vosso serviço cotidiano. Se nem mesmo seus superiores veem esses atos ocultos, vocês sabem que Deus os vê e não os esquece!”

Portanto, se ainda não o fazemos, agora é um bom momento para imitarmos este hábito do Papa. Antes de começarmos a trabalhar, então, podemos pedir a intercessão de Nossa Senhora (e de quaisquer outros santos favoritos) e orar a Deus. Além disso, podemos parar por um momento para considerar todas as pessoas cujo trabalho torna o nosso possível, saudando-as e agradecendo-as (em voz alta, se pudermos!). Assim, começaremos nosso dia com o pé direito, na presença de Deus e com uma disposição caridosa para com os outros. 

via Aleteia
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários