Antiquíssima e belíssima oração bizantina pela alma dos falecidos


"Concedei-lhe o descanso em um lugar de luz, de onde o sofrimento, a dor e o pranto estejam ausentes".


Ao longo do ano, vários lembretes nos convidam a orar pela alma dos nossos familiares e amigos que partiram desta vida para a eternidade – e não apenas por eles, mas, conforme nos pedem as obras de misericórdia, por todas as pessoas falecidas. 

O tesouro espiritual da Igreja nos oferece muitos exemplos de orações; entre elas, temos a seguinte oração bizantina pelos falecidos, que faz parte dos ritos cristãos orientais e, geralmente, é recitada junto ao túmulo do fiel por quem se reza.

Belíssima, esta oração evoca uma resplandecente imagem do Paraíso e pede a misericórdia de Deus e o descanso eterno daquele que partiu:

Ó Deus do espírito e de toda a carne, que pisoteastes a morte e aniquilastes o diabo e destes a vida ao Vosso mundo: concedei, ó Senhor, à alma do Vosso falecido servo, [dizer o nome], o descanso em um lugar de luz, em um lugar verdejante, em um lugar de frescor, de onde o sofrimento, a dor e o pranto estejam ausentes. Perdoai, ó Deus bom e compassivo, todas as faltas cometidas por [nome do falecido], em palavra, ato ou pensamento, porque não há homem que viva e não peque. Só Vós não tendes pecado; a Vossa justiça é justiça ao longo dos séculos e a Vossa Palavra é Verdade. Sendo Vós, ó Cristo, Deus nosso, a Ressurreição, a Vida e o Repouso do Vosso falecido servo [nome], nós Vos damos glória junto ao Vosso Pai e ao Vosso Espírito Santíssimo e Criador de vida, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. 

via Aleteia
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários