Juventude em ação: Padre Marcelo Santiago de Terra Rica no Paraná, apoia esse formato de evangelização


Ao pensarmos na palavra jovem, muitas são as características que nos vêm à cabeça. 



Podemos falar em curiosidade, energia, humor inconstante, a certeza de um futuro longo pela frente, ou mesmo uma busca de independência e certa dose de onipotência. Na verdade, é o sentir intensamente, mas principalmente o experienciar, o experimentar sensações, situações, relações, emoções. Porém, não mais com aquela pureza e desprendimento da infância; agora com mais complicações, responsabilidades, deveres e até mesmo certa preocupação com o futuro – incerto.

É uma fase da vida em que é necessário apoio, pois esse ‘jovem’ muitas vezes está saindo da adolescência ou vivendo esse período, e num mundo tão repleto de informações e determinações comportamentais, que nem sempre são positivas, é preciso haver um ambiente adequado em que se possa estar e compartilhar.

O jovem hoje busca algo mais que o possa tornar um adulto saudável emocional, física e espiritualmente. Pensando nesse crescimento pessoal, é possível destacar alguns núcleos de aquisição de conhecimento e comportamento, como a escola, o trabalho, a família, a Igreja etc.

A Igreja é sem dúvida um núcleo diferenciado, podendo ter sentidos variados para cada indivíduo, nem sempre muito corretos. Pode ser vista como local de encontros, uma espécie de clube social, um lugar para ir e sentir-se melhor, sem tantas culpas, ou ainda um local para exibir e usar habilidades por autossatisfação.

Em meio a estas possibilidades e tantas outras há, porém, um significado primordial e genuíno. É na Igreja, a casa de Deus, que o jovem vai buscar forças para vencer o mundo, busca a Palavra Sagrada para se enriquecer da graça e paz do Senhor. Encontra ali amigos leais com os quais pode dividir seus momentos bons e ruins, assim como o conforto e o consolo que só Cristo dá.

Num mundo tão difícil de lidar, com tantas perdas, a Igreja de fato vem ocupar um espaço importante no contexto social. A partir de todos estes aspectos, percebemos então que o jovem frequentador de Igreja pode ser uma rica fonte de transformações positivas neste mundo de caos.

Vivendo em comunidade, dividindo dificuldades, fazendo amizades sinceras e recebendo o mais essencial alimento, o espiritual, certamente é possível ver não apenas um jovem, como também um adulto mais feliz. Pois quando o desenrolar da juventude acontece na igreja, a consequência é um adulto mais seguro, maduro e pleno, capaz de adaptar-se melhor as dificuldades e perdas da vida. E isso no mundo em que vivemos conta muito.

Como ser um jovem com propósito em meio a tantas pressões? Esta é uma pergunta que, constantemente, vem à mente dos jovens. Não há como negar que as pressões do mundo sobre a vida do jovem cristão aumentam a cada dia. Por onde passa, há uma “porta larga” esperando por ele. Manter um jovem dentro da Igreja hoje não é tarefa fácil. Os pastores e líderes que o digam! A concorrência com o mundo lá fora é grande e, na maioria das vezes, desleal, pois tudo é colocado de forma a atraí-los para o mundo das drogas, da prostituição e do crime.

Perseverar até o fim deve ser o propósito de cada um. O jovem precisa ser estável espiritualmente falando, precisa fazer parte de uma geração radical que não se corrompe com o mundo. Pois assim está escrito: “[…] para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo […]”  (Fp 2.15).

Em Terra Rica, região Noroeste do Paraná, Padre Marcelo Santiago, sabe muito bem o que é isso, através de seu trabalho pastoral voltado a família e seu contexto geral, cada vez mais jovens da Paróquia Santo Antônio de Pádua, tem se alinhado ainda mais nos trabalhos pastorais, grupos e movimentos da paróquia, em um elo de vitalidade com os demais irmãos da Comunidade.

Por meio dessa união,  os jovens da Comunidade, caminham em direção a uma vida com propósito diante de Deus, através de todo os projetos desenvolvido por Padre Marcelo, hoje vemos em sua paróquia Lábios que encorajam: “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.” (Pv 16.24). As palavras, quando bem empregadas, encorajam, trazem cura, alívio e perseverança. Da sua boca deve sair bênção. Existem pessoas que quando abrem a boca, só falam besteiras, fofocam e murmuram. Fique atendo ao que você tem falado por aí. Por meio dos seus lábios, você pode abençoar ou destruir a vida de alguém, papel esse bastante desempenhado pelo Grupo de Jovens Novas Vestes e o Grupo de Oração Santo Antônio e Paulo Apóstolo da RCC, Grupo São João Paulo II,  entre outros existentes na paróquia que semanalmente se reúnem para levar a Palavra de Deus aos demais irmãos. Em tempos de Pandemia, o processo se dá por meio de produções audiovisuais (redes sociais), forma essa encontrada pelos jovens e adultos para não deixar de transmitir a Boa Nova do Senhor.

Mãos que abençoam: “Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.” (Pv 31.20). Por meio das nossas mãos, podemos abençoar a vida das pessoas. Muitos jovens se preocupam com tudo, menos em ajudar ao seu próximo. O escritor George Eliot (1819-1880), disse certa vez: “Para que vivemos, senão para tornar menos difícil a vida dos outros?”. Em Terra Rica, cada vez mais o papel solidário de jovens na Paróquia Santo Antônio de Pádua vêm se tornando realidade, ele seguem o mandamento do bem, que brota do coração, "Torne menos difícil a vida de alguém. Estenda as suas mãos para ajudar àqueles que precisam. Não falo somente de ajuda material. Mas um aperto de mão, um afago, um abraço carinhoso. As suas mãos foram feitas para abençoar.", embora estejamos vivenciando esse tempo de isolamento esse processo é feito graças as redes sociais, que tem sido uma excelente ferramenta em todo esse processo.

Jovens tenham  em mente que você faz parte de uma paróquia do bem, casa de Deus aqui na Terra, são escolhidos para fazer a diferença. Sua caminhada não será fácil, mas se usar de sabedoria, se não der ouvidos a conversas alheias, se olhar como Jesus olharia, se usar a sua boca para proferir palavras que encorajam, se estender as suas mãos ao necessitado, se tiver os seus pés firmados na Rocha e um coração fiel a Deus, você trilhará o caminho do sucesso e colocará o seu nome na galeria daqueles que mudaram a história do cristianismo. Pense e guarde isso! Deus o abençoe sempre!

Parabéns Padre Marcelo Santiago, pela riqueza de bênçãos e graças existente em sua paróquia, graças ao esforço diário tudo isso pode acontecer! Lembre-se que estaremos sempre em oração pelo seu sacerdócio, pela sua vida, pelos seus trabalhos pastorais! Juntos Evangelizamos Mais

Advaldo Filho
Jornalista
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários