Pandemia obriga suspensão da Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade-GO


Em 2020 a Romaria de Trindade celebra o Jubileu de 180 anos de origem da devoção ao Divino Pai Eterno.



Durante live o governador Ronaldo Caiado disse que neste momento é difícil imaginar um evento dessa proporção. “Precisamos esclarecer as pessoas sobre o perigo dessas aglomerações”.

A tradicional romaria de Trindade, que atrai turistas de todo o país não deve ocorrer em julho de 2020. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27/04), pelo governador Ronaldo Caiado durante uma transmissão ao vivo pelas suas redes sociais e canais da Agência Brasil Central. A festa pode ser adiada e até mesmo ser cancelada.

De acordo com ele, a decisão foi tomada após conversar com o reitor do Santuário Basílica, Padre Robson de Oliveira. Todos os anos passam pela Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno cerca de 3 milhões de fiéis, o que não é recomendado durante o período de pandemia causado pelo novo coronavírus.



Além de aglomerações, outra preocupação é quanto a presença de pessoas do chamado grupo de risco: idosos e portadores de algum tipo de doença. Ainda, a festa, que estava prevista para ter início na última semana de junho, ocorre no inverno, período de queda das temperaturas, o que propicia o surgimento de doenças respiratórias.

Afipe confirma

A informação da suspensão da festa, que ocorre há 180 anos, também foi confirmada no site da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). De acordo com o portal, tudo acontecerá em sintonia e os próximos passos serão a realização de reuniões com a prefeitura e equipe administrativa de Trindade, onde está situado o Santuário Basílica.

Segundo o governador, que é médico, é preciso pensar nas consequências danosas que podem surgir com a realização da festa. “Não podemos ter um fluxo de milhões de pessoas”, ressaltou.

Já o Padre Robson explica que esta é uma medida de cuidado e deixa um recado para os romeiros do Divino Pai Eterno: “Nós estamos cuidando para que você possa estar sempre bem”, esclarece o sacerdote.

Além da festa de Trindade o governador citou outros eventos religiosos de grande porte no estado que devem ser adiados ou até mesmo cancelados. São eles as romarias de Muquém (Niquelândia) e Guarinos.




FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários