Exame confirma que Dom Aldo morreu com coronavírus


Corpo do religioso foi enterrado no mausoléu da Igreja Santuário de São Benedito, em Fortaleza (CE), conforme recomendações de autoridades sanitárias.


A Arquidiocese da Paraíba informou que a morte do Arcebispo Emérito do estado, Dom Aldo Pagotto, registrada nessa terça-feira (14), foi provocada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. O exame que confirmou o resultado positivo para a doença foi divulgado na noite desta quarta-feira (15).

De acordo com nota divulgada nas redes sociais da representação da Igreja Católica no estado, o corpo do religioso foi enterrado no mausoléu da Igreja Santuário de São Benedito, em Fortaleza (CE), seguindo recomendações das autoridades de Saúde. Até o resultado do exame ser divulgado, o corpo ficou congelado no hospital onde ele morreu.


Ainda conforme a assessoria de comunicação da Arquidiocese da Paraíba, os restos mortais de Dom Aldo deverão ser trazidos para o estado após a crise do novo coronavírus ser amenizada e serão enterrados na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.

Veja a nota:



Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Arquidiocese da Paraíba (@arquipb) em

Morte

Dom Aldo tinha 70 anos e exercia o ministério no Santuário São Benedito, no Centro de Fortaleza. Ele enfrentava um tratamento contra um câncer e na noite de segunda (13) apresentou dificuldade respiratória. Dom Aldo era considerado paciente do grupo de risco, sendo mais vulnerável a complicações provocadas pelo novo coronavírus.

Ele chegou a ser entubado e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital cearense, apresentando sintomas suspeitos da Covid-19, onde não resistiu e acabou falecendo.

Perfil

Dom Aldo nasceu no dia 16 de setembro de 1949 na cidade Santa Bárbara D’Oeste (SP). Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga (MG) e no Seminário São Pio X, com Padres Sacramentinos. Foi ordenado Presbítero em 7 de dezembro de 1977 e sagrado Bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Pastoreou a Diocese Sobral como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como Bispo titular, onde ficou até o ano de 2004. Foi Arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.

Polêmicas

Enquanto Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo foi acusado de praticar exploração sexual de menores na Arquidiocese. A investigação acabou sendo arquivada em 2017. Em julho de 2016, ele deixou a Paraíba e se mudou para Fortaleza alegando motivos de ordem pessoal.


FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários