Por que Deus escolheu precisar de Maria?

imagem de Nossa Senhora

Deus quis precisar de Maria - Deus a fez medianeira de todas as graças:



Nos ensinam os santos que Deus quis precisar de Maria, entre eles, se destaca São Luís Maria Grignion de Montfort em sua belíssima obra: Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.


Conforme o santo, Maria, não sendo mais que uma simples criatura saída das mãos do Altíssimo, é menor que um átomo, ou antes, não é um nada em comparação com a majestade infinita de Deus, visto que somente o Altíssimo é “Aquele que é”, ou seja, Deus não precisa de nada e de ninguém para o cumprimento de seus desígnios, basta-lhe querer para tudo fazer.

Porém, Deus quis começar e acabar suas maiores obras pela Virgem Santíssima e Ele sendo Deus não muda nos Seus sentimentos e Sua conduta. O Espírito Santo quis servir-se Dela, embora não tenha necessidade absoluta pois Ele sendo Deus, possui a fecundidade e capacidade de produzir todas as coisas.

Deus deu ao mundo o seu filho Unigênito através de Maria pois não sendo o mundo digno de receber o Filho de Deus diretamente das mãos do Pai, este O deu a Maria, para que os homens O recebessem por Ela. Deus glorificou a sua independência e majestade, dependendo desta amável Virgem na sua concepção, nascimento, apresentação no templo, na sua vida oculta de trinta anos e até na sua morte, porque Deus quis precisar de Maria, ELE desejou que assim fosse.

Uma dúvida muito comum que as pessoas tem em relação a total consagração a Jesus por Maria, é que ao iniciar a leitura do Tratado, pode ocorrer um certo receio e dúvidas sobre estar colocando Maria no lugar de Jesus, devido ao amor com que São Luis descreve a confiança de lançarmo-nos ao colo da Mãe, que é necessária para termos nosso encontro com Jesus mais perfeitamente.

Ao longo do Tratado tudo isso é explicado, a leitura dele é indispensável para a compreensão correta desta devoção. Maria é obra-prima por excelência do Altíssimo, cuja posse e conhecimento ele guardou para Si, é a fonte selada e a esposa do Espírito Santo, onde só Ele tem a entrada, onde Ele escondeu o seu Filho Único e n’Ele tudo que há de mais excelente e precioso. Ela própria é forçada a dizer, a despeito da sua profunda humildade:

Porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo. (Lc 1, 48-49)

O mundo não conhece estas maravilhas porque é incapaz e indigno disso. Deus quis precisar de Maria, quis iniciar os Seus milagres por Maria, santificou São João Batista no ventre de sua mãe, Santa Isabel, pela palavra de Maria. Logo que ela falou, João ficou santificado (milagre na ordem da graça).

Nas bodas de Caná, Jesus mudou a água em vinho, atendendo ao humilde pedido de sua Mãe (milagre na ordem natural). Começou e continuou os Seus milagres por Maria, e por Ela os continuará até o fim dos séculos, como podemos assistir nos vídeos a seguir:



A seguir, recomendamos o curso disponibilizado gratuitamente no site do Padre Paulo Ricardo: Neste curso de 20 aulas, o Padre expõe com grande riqueza de detalhes a doutrina por trás do método de consagração a Nossa Senhora proposto por São Luís Montfort. Trata-se de um estudo sistemático dos princípios fundamentais da consagração mariana que tem por finalidade, mais do que a simples teoria, levar você a viver plenamente a verdadeira devoção à Virgem Santíssima e, assim, corresponder ao chamado à santidade que Deus faz a todos nós.

O que significa fazer a total consagração a Nossa Senhora? Quais as suas implicações para a nossa vida espiritual? O que devo fazer para ser um consagrado e viver como tal? Eis alguns dos temas abordados neste curso de espiritualidade sobre a total consagração a Nossa Senhora:


Vídeos: Prof. Felipe Aquino e Padre Paulo Ricardo.

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários