Como rezar o Rosário com atenção?

imagem rezando o rosário

São Luís Maria nos ensina como evitar as distrações e rezar com atenção o Rosário da Virgem Maria.


São Luís Maria Grignion de Montfort, no livro “O Segredo do Rosário”, nos ensina como evitar as distrações e rezar com atenção o Rosário da Santíssima Virgem Maria. Para rezar bem o Santo Terço, não basta fazer nossos pedidos através da mais excelente de todas as orações, que é o Santo Rosário. “Nós devemos rezar com toda concentração porque Deus ouve mais a voz do coração que a da boca”. As distrações voluntárias durante a oração do Terço , por nossa própria vontade, mostram grande falta de respeito e reverência, fazem com que a nossa oração seja estéril e nos tornam culpados de pecado.


O Santo de Montfort nos pergunta: “como podemos esperar que Deus nos ouça, se nós mesmos não prestamos atenção no que estamos dizendo? Como podemos esperar que Ele Se agrade se, enquanto na presença de Sua Santa Majestade, nós nos distraímos como as crianças correm atrás de borboletas? As pessoas que assim o fazem perdem o direito às bênçãos de Deus Todo Poderoso, que se transformam em desgraças porque estão rezando com falta de respeito”: “Maldito o que faz a obra do Senhor de má fé”.

É certo que nós não conseguimos rezar o Rosário da Virgem Maria sem algumas distrações involuntárias, pois é difícil rezar só uma Ave Maria sem que a nossa imaginação nos perturbe um pouco, pois a imaginação é sempre inquieta. Entretanto, o que podemos fazer é rezar o Rosário sem prestar atenção às distrações, e preveni-las de vários modos, para controlar a nossa imaginação. Como a imaginação está sempre presente em nossos pensamentos, devemos usá-la para favorecer a nossa oração.

Quando formos rezar o Rosário, ou Terço Mariano, coloquemo-nos na presença do Senhor e imaginemos que Deus Todo Poderoso e Sua Mãe Santíssima estão nos olhando e que nosso Anjo da Guarda está à direita de nossa mão. O Anjo recebe as Ave Marias, se forem bem rezadas, e as usa como rosas para coroar Jesus e Maria. Mas, lembremo-nos que “à nossa esquerda esconde-se o Demônio, espreitando e pronto a apoderar-se de cada Ave Maria que se move na direção dele para que possa anotá-las no seu livro da morte. E tenha certeza que ele lhe tomará cada Ave Maria que não for rezada com atenção, devotamente e com reverência”. Na oração do Rosário, nunca nos esqueçamos de oferecer cada dezena em honra de cada um dos mistérios e, enquanto estivermos rezando, tentemos imaginar em nossa mente Jesus e Maria em relação ao mistério que contemplamos.

São Luís Maria conta que o Bem-aventurado Hermann, Padre premostratense, quando rezava o Rosário atenta e devotamente, meditando sobre os mistérios, Nossa Senhora costumava lhe aparecer resplandecente em majestade e beleza surpreendentes. Mas, com o passar do tempo, seu fervor se esfriou e ele passou a rezar o seu Rosário rapidamente, sem lhe dar total atenção. “Um dia, Nossa Senhora lhe apareceu novamente, só que desta vez ela não estava bonita, mas de semblante enrugado e triste. O Bem-aventurado Hermann ficou surpreso com a mudança dela, e então Nossa Senhora explicou: “É assim como eu pareço para ti, Hermann. É assim que tens me tratado na tua alma; como uma mulher desprezível e sem importância alguma. Por que tu não me cumprimentas mais, com respeito e atenção, meditando nos meus mistérios e louvando meus privilégios?”

Portanto, Nossa Senhora quer que rezemos o Santo Rosário com abundantes frutos espirituais, por isso, quer que o façamos com atenção, reverência, devotamente, sem distrações voluntárias. Neste sentido, São Luís nos ensina a usar a imaginação para favorecer a nossa oração, para nos colocar diante de Deus e da Virgem Maria. Ele também nos orienta a meditar sempre os mistérios de Jesus e de Maria que estamos contemplando em cada uma das dezenas do Santo Rosário. Façamos da nossa oração do Terço Mariano um sacrifício agradável a Deus e a Santíssima Virgem. Peçamos o auxílio da Mãe de Jesus para que com ela aprendamos a meditar os mistérios de Deus, guardando-os em nosso coração. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

via Canção Nova
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários