Romaria ao Divino Pai Eterno reúne 3,2 milhões de romeiros em Trindade

imagem da Missa de encerramento da romaria ao Divino Pai Eterno em Trindade Goiás

Romaria de Trindade reúne 3,2 milhões de romeiros e lança Jubileu de 180 anos da devoção.



Neste domingo, dia 7, aconteceu o encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). A Festa começou no último dia 28 e, de acordo com Sala de Gestão Integrada, responsável pelo acompanhamento do evento, 3,2 milhões de pessoas passaram pela Capital da Fé de Goiás nos dez dias de festividades. O número superou as expectativas e também o balanço do ano passado, que teve 3 milhões no mesmo período.



Ao fim da celebração, foi lançado o Ano Jubilar de 180 anos da Devoção ao Divino Pai Eterno, que serão completados em 2020. Em 1840, aconteceu o milagroso encontro do Medalhão que originou a Romaria de Trindade, hoje, a maior Festa do mundo em Louvor ao Pai Eterno e a segunda maior do Brasil. Também em 2020, o município de Trindade completará seus 100 anos de emancipação política.

Para marcar os eventos relacionados ao Jubileu, foi criado um Selo Comemorativo. A partir da gravura do artista goiano Silvio Morais, o selo é composto por elementos que remetem ao futuro da devoção ao Pai Eterno no coração do Brasil.

Selo

O selo tem o formato do Medalhão de barro cozido que foi encontrado na região do Barro Preto de Goiás, atual Trindade. Ele é composto por elementos que remetem à trajetória da devoção que conquistou o Brasil. Nele, estão presentes o casal Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira, que deram início à devoção, com o encontro do Medalhão.

O Medalhão traz as figuras do Pai, do Filho e do Espírito Santo coroando a Virgem Maria. Existe ainda a silhueta da Nova Casa do Pai que expressa o novo local que guardará esta devoção e acolherá os Filhos e Filhas do Pai Eterno. Por último, a fé, simbolizada nos raios que saem da Nova Casa do Pai. E representam a difusão desta devoção a todo o mundo, anunciando que Deus é Pai Eterno e que somos todos irmãos.

Romaria

Ao longo dos dez dias foram realizadas 139 missas, 45 novenas, 18 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias. Também aconteceram desfiles e encontros tradicionais, como os de foliões, carreiros e cavaleiros, que há anos representam as raízes regionais.

O tema da Romaria foi “Sede santos como vosso Pai é Santo”, inspirada na Exortação Apostólica do Papa Francisco chamada “Gaudete et Exsultate” (Alegrai-vos e exultai!), sobre o chamado à santidade no mundo atual. Ele propõe um caminho de reflexão aos fiéis para que sejam colocados em comunhão com o Pai Eterno, Aquele que é plenamente Santo.

História

Com quase 180 anos, a devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm, com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa, colocaram-na em um altar e deram início à oração do terço, em família, e depois também com os vizinhos.

A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres. Hoje, a Romaria do Divino Pai Eterno, que teve início ali naquele gesto simples de fé e devoção a Deus Pai, é o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

via Pai Eterno
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários