Como manter a esperança diante do desemprego


O desemprego pode abalar a autoconfiança, desencadear um sentimento de inferioridade e até afetar os relacionamentos familiares, mas de maneira nenhuma podemos permitir que o desemprego atrapalhe o nosso relacionamento com Deus.


Através do trabalho de nossas mãos conquistamos os bens e edificamos nossos lares. É correto afirmar que todo o ser humano precisa ter uma função social é exatamente no emprego que encontramos a dignidade, seja qual for a função.


Por outro lado, infelizmente vivemos uma época em que os índices de desemprego aumentam a cada dia, mas não se podemos entregar os pontos. É preciso encarar o desemprego como um desafio a ser superado.

Muitas pessoas desempregadas, seja pelo choque de perderem o ganha pão, seja pelas contas que começam a bater a porta, se vêem em estado de desespero. Por vezes esboçam reações agressivas ou se entregam ao desânimo. Esta sem dúvida meu querido e minha querida não é a solução.

Diante do desemprego, quando tudo parece dar errado e as portas insistirem em permanecerem fechadas, lembremos do que São Paulo escreve na carta aos Romanos: “Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12).

O desespero é fruto da perda de uma das virtudes mais importantes em nossa vida: a esperança. Uma pessoa alicerçada na fé é uma pessoa que crê, ama e espera. Mesmo no sofrimento e passando talvez por problemas financeiros, continua lutando e acreditando que o amanhã será melhor.

Eu recebo inúmeras cartas, mensagens e telefonemas, com pedidos de oração pelos desempregados, rezo por todos e oriento para que aqueles que estão angústiados pela falta do trabalho rezem acreditando no auxílio da divina providência. Deus jamais desampara quem nele confia.

Repita para si quantas vezes for preciso e sempre que o desespero bater: “Senhor, eu tenho medo, eu me sinto aflito, mas eu confio em Tua ajuda”.

Deus tem misericórdia e sabe de nossas necessidades. O desemprego não é uma vontade de Deus e sim o resultado do desequilíbrio de um sistema econômico criado por homens.

É necessário arregaçar as mangas e correr atras do prejuízo. O desemprego pode trazer consigo uma série de aflições e provações que provocam uma profunda crise emocional, mas é somente pela virtude da esperança que podemos criar coragem e depositar em Deus toda a nossa ansiedade, como São Pedro propõe: “Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós” (1Pd 5,7).

Deus tem um plano para cada um de nós. Confiemos na misericórdia de Deus e perseveremos firmes na fé, porque Deus é fiel. Ele nunca desemparará você.

Oração pelos que estão desempregados

Senhor, hoje quero pedir por todos aqueles que não tem trabalho. Peço ainda pelas suas vidas, pelas suas famílias, rogo que os ajudeis na adversidade, particularmente na provação do desemprego que tanto desespera.

Já agradecemos Senhor, por tudo o que concedes segundo a Tua vontade.

Amém

Pe. Alberto Gambarini

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários