A devoção dos 10 dias ao Espírito Santo


As instruções finais de Jesus aos seus apóstolos foram: “aguardem a promessa do Pai”. Eles passaram os nove dias seguintes em oração antes de celebrar a festa de Pentecostes.


Esses nove dias são geralmente chamados de “primeira novena”. No entanto, também cresceu a tradição de começar este tempo de oração na quinta-feira da Ascensão, que completa a devoção para um total de 10 dias.


Segundo o Beato Álvaro del Portillo, “[São Josemaria Escrivá muitas vezes me disse que desde 1926 ou 1927 ele praticava a devoção à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade com muita intensidade. Todo ano ele acompanhava a Novena ao Espírito Santo usando o livro de Francisca Javiera del Valle.”

O livro referido é “O Decenário do Espírito Santo”.

O Instituto São Josemaria Escrivá observa que “A devoção de dez dias ao Espírito Santo é um costume de longa data e incentivado pela Igreja. Começa dez dias antes do Pentecostes, na Quinta-feira da Ascensão, o dia em que Jesus, nosso Senhor, subiu ao céu. Este tempo de preparação é uma oportunidade para pedir ao Espírito Santo que nos ajude a conhecer-nos melhor, a fortalecer nossos corações e a tomar firmes resoluções por nossa vida interior. ”

Mesmo que você não possa dedicar o tempo para ler ou ouvir a reflexão todos os dias, uma opção seria simplesmente recitar a seguinte oração composta por São Josemaria Escrivá, que invoca o Espírito Santo: 

“Vinde, ó Espírito Santo! Iluminai o meu entendimento para que conheça os vossos preceitos; fortalecei o meu coração contra as insídias do inimigo, inflamai a minha vontade… Ouvi a vossa voz e não quero endurecer-me e resistir, dizendo: depois…, amanhã. Nunc cœpi! Agora!, não suceda que o amanhã me venha a faltar.

Ó Espírito de verdade e de sabedoria, Espírito de entendimento e de conselho, Espírito de gozo e de paz! Quero o que quiserdes, quero porque o quereis, quero como quiserdes, quero quando quiserdes…Amém.”

via Aleteia

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários