Os Anjos da Guarda conhecem nossos pensamentos?


Os católicos (e muitos outros cristãos) acreditam na existência de Anjos da Guarda, que são seres espirituais designados por Deus para nos proteger e guiar durante a nossa jornada terrena. 



Porém, uma das perguntas que vem junto com essa crença é sobre a capacidade dos anjos de conhecer ou não os nossos pensamentos.



Será que eles conseguem entrar em nossa mente e ler os nossos pensamentos secretos? 

A resposta é: NÃO, eles não têm acesso especial aos nossos pensamentos. Somente Deus é capaz de saber exatamente o que está acontecendo em nossa mente, pois ele é o criador e o sustentador de todos nós. São Tomás de Aquino afirma isso claramente em sua Summa Theologiae: “O que é próprio de Deus não pertence aos anjos” (I, 57, 4).

Entretanto, embora os anjos não tenham acesso irrestrito à nossa mente, podemos revelar a eles os nossos pensamentos de uma maneira espiritual. O filósofo Peter Kreeft escreve em seu livro “Anjos e Demônios”, que você pode “revelar seus pensamentos e seus segredos ao seu Anjo da Guarda conversando com ele, como você falaria a um santo humano no céu ou um amigo em terra.”

Ao mesmo tempo, nossos Anjos da Guarda têm mentes muito inteligentes e são especialistas na arte da observação (muito melhores que nós). Isso significa que, mesmo que não tenham acesso aos nossos pensamentos sem o nosso consentimento, eles podem nos observar e ter uma capacidade sobrenatural de saber o que estamos pensando apenas estando conosco. São Tomás de Aquino também explica isso quando escreve: “Pois o pensamento é, às vezes, descoberto não apenas pelo ato exterior, mas também pela mudança de semblante; e os médicos podem contar algumas paixões da alma pelo simples pulso”(I, 57, 4).

Portanto, se quisermos que nosso Anjo da Guarda nos conheça verdadeiramente e saiba nossos segredos ocultos, precisamos conversar com eles regularmente. Desta forma, eles estarão mais bem preparados para nos proteger e nos guiar para a vida eterna.

via Aleteia
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários