Maio: o mês de Maria


O mês de maio é tradicionalmente dedicado à Maria. Em consonância com a Igreja, caminharemos também nessa devoção especial oferecendo ao longo do mês subsídios de oração, tendo como foco Nossa Senhora.



Nesta primeira semana, algumas orações dedicadas à Mãe de Deus:

AVE MARIA

A mais popular dentre as orações marianas, a Ave Maria tem o seu texto dividido em três partes: a primeira corresponde à saudação do anjo Gabriel à Maria, por ocasião da Anunciação de Jesus. A segunda traduz a saudação de Isabel, quando visitada por Nossa Senhora. E a última, acrescentada pela Igreja, como forma de afirmação da devoção mariana.



Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

SALVE RAINHA

A Salve Rainha faz parte do Rosário, rezada ao final de cada Terço. É uma saudação a Maria e, ao mesmo tempo, uma entrega da nossa vida à misericórdia da Mãe de Deus.

Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida e esperança nossa, salve.

A vós bradamos, degredados filhos de Eva.

A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre.Ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria.

Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

ANGELUS

A hora do Angelus – ou A hora da Ave Maria – consiste na recitação de três Aves Marias intercaladas por versículos do Evangelho que relembram a encarnação de Jesus. Em 1456, o papa Calisto III ordenou que os sinos das igrejas tocassem três vezes ao dia – ao amanhecer, ao meio-dia e às seis da tarde – exortando os cristãos a rezarem o Angelus como forma de pedir a intercessão à Virgem.

– O anjo do Senhor anunciou à Maria.

– E ela concebeu por obra do Espírito Santo

Ave Maria…

– Eis aqui a serva do Senhor.

– Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Ave Maria

– E o verbo se fez homem

– E habitou entre nós

Ave Maria…

CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA

No Batismo somos ungidos pelo Espírito Santo e recebemos o sinal de que somos filhos de Deus. A Consagração à Nossa Senhora, normalmente feita junto com o Batismo, tem o significado de entregar à Mãe de Deus aquilo que de mais preciso possuímos: a nossa própria vida. A consagração é um ato de certeza de que Maria cuidará de nós tal como cuidou de Jesus Cristo.

Ó minha Senhora, e minha Mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

via O Arcanjo

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários