Como rezar uma novena?


A novena é o meio utilizado para se requerer uma graça de Deus por intermédio de seus santos. Chama-se novena, pois trata-se de uma oração que deve ser repetida por nove dias consecutivos, realizada preferencialmente em um mesmo horário. 



Considera-se santo aquele que vivendo provações e dores na terra, soube amar e respeitar a Deus e seus mandamentos, sem reclamar, mas semeando sempre a palavra de Deus e refletindo seu amor misericordioso às pessoas que dele se aproximavam.


Essas pessoas tornam-se parâmetros para aqueles que desejam alcançar a santidade exercitando boas práticas de amor e caridade para com todos, inadvertidamente. Cada santo tem uma história específica de superação e amor. Antes de iniciar uma novena recomenda-se a buscar informações prévias da vida do santo ao qual se pretende solicitar a intercessão, pois de acordo com os problemas enfrentados na terra podem melhor intervir para resolução da situação apresentada por quem a ele recorre.

Prepare um ambiente tranquilo e silencioso, aonde seja possível estar sem que ninguém te interrompa. Pode-se utilizar uma imagem ou uma estampa do santo escolhido e acender uma vela em seu louvor.

A graça pode ser solicitada por meio de orações prontas. Quando o santo é beatificado, ou seja, quando se reconhece sua santidade e ela é propaga, uma oração é criada. Pode-se utilizar esta oração previamente escrita, e com palavras pessoais solicitar a graça que se pretende alcançar. É importante dizer em oração o motivo pelo qual se solicita a realização do pedido apresentado.

A oração da novena pode ser realizada também de maneira espontânea, ou seja, sem que se recorra a textos previamente elaborados. Você pode iniciar sua prece com um Pai-Nosso ou uma Ave-Maria, e em seguida clamar o nome do santo, seguido da jaculatória “rogai por nós”. Feito isso, apresente sinceramente o pedido e sua justificativa.

Caso a graça que se pretenda alcançar seja um desejo comum a várias pessoas, convide-as para que todos juntos realizem a novena, pois um grupo de pessoas clamando por um mesmo pedido confere mais força à prece realizada. As novenas realizadas em grupo ganham ainda mais força quando se realizam preces cantadas. A música, além de tornar o ambiente mais agradável, torna a oração mais dinâmica e favorece a concentração do grupo, que certamente terá mais disposição para realizar a prece. Utilize músicas que tenham o santo intercessor como tema, ou mesmo o canto do Pai-Nosso ou da Ave-Maria.

Em se tratando de oração, mais importante que qualquer metodologia é a firme intenção de se alcançar a graça, além da confiança em Deus e na intervenção do santo ao qual se recorre.

via Assim se faz

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário