14 nomes para bebês com inspiração nos anjos


Os tradicionais Miguel, Rafael e Gabriel são nomes lindos. Mas há muitas outras opções inspiradas nos mensageiros de Deus.



Reconhecidos na Bíblia como mensageiros de Deus, os anjos são as criaturas mais divinas e celestiais das quais temos conhecimento. Não é à toa que usamos o adjetivo “angelical” quando queremos dar a algo qualidades como paz, tranquilidade, amor, candura, alegria, aproximação com Deus, divindade e ingenuidade. 



Devido a todas essas boas sensações que a palavra anjo carrega, muitos pais buscam batizar seus filhos com nomes de anjos e arcanjos que figuram na Bíblia e em textos apócrifos, ou que tenham semelhantes significados.

Fizemos uma seleção com os mais conhecidos e suas respectivas origens:

1. Ângela (ou Ângelo):
É um dos nomes relacionados aos anjos mais escolhidos para batizar crianças. Seu significado está diretamente ligado à palavra anjo: mensageiro divino, precursor de Deus. 

2. Angélica:
Aquela que é parecida com um anjo e carrega em si semelhante pureza.

3. Angelina:
Diminutivo do nome Ângela, carrega seu mesmo significado: é a pequena mensageira de Deus.

4. Celeste:
Aquela que nasceu nos Céus, assim como um anjo.

5. Celina:
Aquela que chegou à Terra como enviada dos Céus. 

6. Emanuel:
Conforme o Antigo Testamento, esse foi o primeiro nome dado ao Filho de Deus, depois batizado como Jesus Cristo. Emanuele, Manuel, Manuela, Manoel e Manoela são as suas variações.

7. Evangelina:
É a mensageira de boas notícias e, também, a que carrega o Evangelho, ou seja, a palavra de Deus.

8. Gabriel:
Citado por diversas vezes na da Bíblia, é o nome do anjo que avisa Maria que ela será a mãe do filho de Deus. Em outro trecho, é ele também quem aparece para Zacarias para anunciar o nascimento de seu filho João Batista. Possui como variações os nomes Gabriela e Gabriele.

9. Glória:
Remete às canções proferidas pelos anjos. Seu primeiro registro como nome próprio está ligado a meninas nascidas no dia 15 de agosto, data em que a Igreja celebra a Assunção da Virgem Maria.

10. Mariângela:
É a junção de dois nomes: Maria, que remete à Mãe de Jesus, e Ângela, a mensageira do Senhor.

11. Miguel:
É uma referência ao arcanjo Miguel, mencionado cinco vezes na Bíblia e reconhecido entre os católicos como um dos principais protetores do povo e um líder do exército cristão. O nome também simboliza humildade diante de Deus. No Brasil, suas variantes são Micaela, Michael e Michel.

12. Rafael:
Ele também é um arcanjo e aparece no livro de Tobias como o anjo que teria curado a cegueira do pai do protagonista e, por isso, é considerado o anjo da cura e patrono dos médicos, dos viajantes e da ciência. Rafaela, sua variante feminina, é muito popular em países como Brasil e Itália.

13. Rosângela:
É a união do nome da delicada flor (rosa) com Ângela, aquela que carrega a mensagem de Deus. Seu significado é algo como rosa angelical.

14. Serafim:
O nome remete aos serafins, seres descritos por Isaías, na Bíblia, como uma ordem de anjos da Primeira Hierarquia que estão ligados à presença de Deus e têm como função adorá-lo e louvá-lo. Serafina é a sua variante para meninas.

via Aleteia

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários