Saiba como tornar o seu dia mais santo quando tudo parecer difícil


A vida nunca esteve tão ocupada, e mesmo que queiramos trazer mais nossa fé para nossa vida diária, é difícil saber exatamente como fazer isso. É aqui que entra em cena o calendário litúrgico.


Estamos todos acostumados com o calendário secular; todos nós o seguimos. Mas a Igreja também nos fornece um calendário – o calendário litúrgico, que se destina a nos ajudar a santificar o tempo. Ele também é composto de 365 dias e tem quatro estações distintas. O ano litúrgico nos ajuda a entrar mais plenamente na vida de Jesus, começando com Sua encarnação e nascimento, e terminando após a Sua Ascensão ao Céu, celebrando as festas dos santos e outros dias santos no meio.


Há uma infinidade de maneiras pelas quais cada um de nós pode viver liturgicamente, em nossos próprios lares. Aqui estão cinco dicas para fazer isso todos os dias:

Crie um espaço sagrado 

Criar um espaço sagrado em sua casa é a maneira perfeita de começar a viver liturgicamente! Faça um espaço em sua casa que estimule a oração e a contemplação. Não precisa ser elaborado; as coisas mais simples podem acrescentar beleza e paz.

Quando meu marido e eu nos casamos, nosso canto de oração era uma pequena mesa de altar com velas e uma grande Bíblia ornamentada. Hoje, como nosso móvel já estava um pouco velho e precisávamos de algo mais à prova de bebê, penduramos nosso crucifixo de casamento e compramos duas pequenas prateleiras nas quais colocamos estátuas de Nossa Senhora e São José e algumas velas. É simples, mas realmente ajuda a focalizar nossa mente e atenção em Deus quando oramos.

Reze a Liturgia das Horas

Que melhor maneira de trazer a liturgia para sua casa do que as orações que foram criadas para estender a liturgia ao seu dia?

A forma mais antiga de oração na Igreja é chamada Liturgia das Horas (também conhecida como o Ofício Divino) e é orada com devoção pelos sacerdotes e religiosos – e por muitos leigos. A Liturgia das Horas segue perfeitamente o ano litúrgico e fornece uma reflexão significativa mesmo em dias sem festa. É uma maneira de encontrar a Cristo ao longo do dia e destina-se a santificar toda a atividade humana.

Você pode se comprometer a orar pelo menos uma das horas (eu costumo orar na oração da manhã), pois é uma ótima maneira de começar, ou terminar, o seu dia e uma maneira única de orar juntos como uma família. Você pode comprar um breviário ou encontrar as orações gratuitamente online.

Domingo

Ter um dia reservado para o Senhor é uma ideia que remonta ao início, pois o domingo é o sinal da aliança de Deus com Adão em Gênesis. É um dia a cada semana que nos lembra que somos filhas e filhos feitos à imagem e semelhança de Deus.

A fim de tornar o domingo um dia de descanso e oração, um pouco de preparação e planejamento ajuda. Eu costumo olhar para a minha semana como tendo apenas seis dias. São seis dias para fazer projetos maiores em casa ou para executar tarefas. Ao fazê-lo, eu me vejo sendo mais produtiva no início da semana e, portanto, capaz de realmente saborear meus domingos.

Faça uma lista das coisas que parecem prejudicar seu dia de descanso. São essas coisas que você pode fazer no início da semana? Se sim, reprograme-as. Por exemplo, se você é um estudante, planeje fazer o dever de casa durante a semana para poder fazer do domingo um dia sem trabalho. Algumas pessoas escolhem tomar o domingo do pôr do sol de sábado ao pôr do sol de domingo para permitir-se tempo de preparação para a semana de domingo à noite.

Priorize a beleza

Vivemos em uma cultura que considera a beleza impraticável em vez de uma necessidade, algo supérfluo em vez de dar vida. Os escritores prolíficos e os Padres da Igreja escreveram sobre o tema da beleza e todos concordam que a beleza nos aponta para o Divino. Por essa razão, nossos lugares de culto, incluindo nossos lares e vida cotidiana, devem ser belos.

Mas isso não significa que você tem que correr para a loja e pegar uma tonelada de novos bens domésticos. Você pode priorizar a beleza ao organizar, colocando um vaso de flores frescas na mesa da cozinha ou personalizando seu espaço com itens mais significativos. Você também pode fazê-lo enchendo sua casa com arte de qualidade e bons livros, e aprendendo a apreciar a beleza nas partes comuns do dia.

Faça uma “liturgia” do seu dia

Viver liturgicamente também tem a ver com a ordem. E organizar nossas casas e nossas vidas diárias é o melhor lugar para cada um de nós começar. Definir um cronograma é algo exclusivamente humano e, portanto, exclusivamente divino. Ao criar um cronograma ordenado, estamos de algum modo imitando a Deus, que é o ordenador de todo o tempo e espaço.

Alguns santos, como Josemaria Escrivá, falaram sobre a importância de estabelecer uma rotina de dormir. Ir para a cama em um horário razoável nos possibilita levantar e orar antes de mergulharmos na loucura do trabalho, da escola e das tarefas. Tente definir uma hora de dormir e de levantar e encomendar o seu dia em torno disso. No mínimo, reserve pequenos momentos de oração em seu dia que sejam administráveis, como rezar o Ângelus ao meio-dia, dar graça antes das refeições ou fazer um exame de consciência à noite.

Há muitas maneiras de se aproximar de Deus vivendo mais liturgicamente. Comece pequeno para torná-lo viável. Não é tanto adicionar mais trabalho ao seu dia, mas encontrar maneiras de santificar os momentos comuns de nossos dias.

via Aleteia

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários