Corpo de Carlo Acutis será translado para a Basílica da Spogliazione para veneração


Sábado, 6 de abril, o corpo do menino, que morreu com 15 anos de leucemia fulminante, será transferido para o santuário de Spogliazione di Assisi. 


Na exortação apostólica pós-sinodal "Christus vivit", o Papa Francisco indica aos jovens um modelo de uso positivo dos novos meios de comunicação. Para o bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino, que escreveu o livro "Originali non photocopie, Carlo Acutis e Francesco d'Assisi", pedimos que nos fale sobre essas duas testemunhas da santidade, de épocas diferentes, mas unidas pelo amor à fé. a Eucaristia e os pobres e a capacidade de conquistar corações.


"Para estar sempre unido a Jesus, aqui está o meu programa de vida. Fico feliz em morrer porque vivi minha vida sem desperdiçar nem um minuto em coisas que Deus não gosta ”. Estas são algumas das frases mais famosas de Carlo Acutis , o jovem venerável que morreu aos 15 anos de idade de uma leucemia fulminante, cujo corpo, no sábado 6 de abril, será enterrado no santuário de Spogliazione em Assis. O Papa Francisco , na exortação apostólica pós-sinodal "Christus vivit" , oferece ao jovem Carlo Acutis um modelo de uso positivo dos novos meios de comunicação. No menino e em San Francesco mons. Domenico Sorrentino, bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino, escreveu o livro "Originali non photocopie, Carlo Acutis e Francesco d'Assisi". Pedimos a ele que nos fale sobre essas duas testemunhas da santidade.

Sua Excelência, o corpo de Carlo será transferido do cemitério de Assis para o santuário da Spogliazione: por que essa escolha?

O santuário da Spogliazione está ligado ao gesto do jovem Francesco, que se desnudou até a nudez para expressar seu amor a Cristo e se colocar a serviço dos pobres. Para alcançar essa escolha radical, o jovem assisiano não estava sozinho. Seu bispo Guido aconselhou e guiou-o. Uma ótima experiência de acompanhamento. Precisamente por isso, escrevendo-me por ocasião da construção do novo santuário, o Papa Francisco qualificou-o como "um lugar propício para o discernimento vocacional dos jovens".Pareceu-me que a presença dos restos mortais de Carlo neste santuário poderia ser um grande incentivo para os jovens. Ajuda-os a questionar-se sobre o sentido da vida e enfrentar corajosamente o problema da vocação.

São Francesco e Carlo Acutis são duas testemunhas de épocas muito diferentes. O que eles têm em comum?

Na realidade, a distância e a diversidade entre São Francesco e Carlo são notáveis. Eu nem teria imaginado poder compará-los, se o fato de o corpo de Carlo chegar em um lugar tão marcado pela presença de Francis não o sugerisse para mim. Ainda mais me convenceu a falar sobre isso juntos uma experiência que me aconteceu no verão passado em Seattle com alguns jovens americanos. Querendo apresentar a beleza de Jesus e do Evangelho, usei São Francisco, mas também Carlos. E veio naturalmente a mim procurar o "fio" que os unia. Lembro-me do interesse daqueles jovens. É verdade que as diferenças entre os dois são muitas. Mas também há muito que os une.

Certamente o amor pela Eucaristia os une.

Francisco estava em êxtase perante o mistério do Filho de Deus, que todos os dias - como ele disse - desce de seu "trono real" sobre nossos pobres altares. O jovem Carlo fez todo o possível para não perder a missa e a adoração diárias. Ele criou uma exposição sobre "milagres eucarísticos". Ele disse da Eucaristia que era sua "estrada para o céu". Outro elemento é o amor pelos pobres: se Francisco de Assis os colocou no centro de seu coração, Carlo Acutis, na medida do possível em sua idade, não se limitou a dar esmolas, mas considerou os pobres como verdadeiros amigos. Em seu funeral, muitos deles apareceram e a mesma mãe ficou maravilhada.Carlo amou e serviu sem colocá-lo em exibição. Um amor diligente, sincero e discreto, como o amor segundo o Evangelho deve ser.

São Francisco nos oferece um modelo de santidade radical, que pode parecer difícil de alcançar. Carlo, por outro lado, nos mostra "a santidade do vizinho": na sua opinião, esse santo dos "nativos digitais" está mais ao alcance da juventude de hoje?

Quem olha para Francesco não pode deixar de admirá-lo. Não é de surpreender que muitos - às vezes até os não-crentes - se curvem ao seu gênio, que ilumina muitos aspectos da existência. Talvez nos esqueçamos de que ele estava apaixonado por Cristo, mas o admiramos por sua mensagem sobre a paz, a custódia da criação, o respeito pelos outros. É o Santo que soube dialogar com o sultão em tempos de cruzadas. Uma santidade verdadeiramente extraordinária.Carlo tomou o caminho de uma santidade da vida cotidiana, vivendo como um jovem normal de nosso tempo, mas com a clareza de seus olhos e coração, colocando o gosto do Evangelho em todas as coisas.No meu livro, referindo-se ao leitor - mas também digo a mim mesmo! - convido você:

se você não sabe fazer como Francesco, pelo menos faça como Carlo!

O papa Francisco, na exortação apostólica pós-sinodal dedicada aos jovens "Christus vivit", traz o exemplo do venerável Carlo Acutis, que, de maneira criativa e brilhante, "soube usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho, comunicando valores e beleza ". Quanto Carlo pode ajudar a falar sobre Jesus para os meninos da era da rede social?

Carlo é um motorista. Espécies de jovens. É incrível como, em pouco tempo, é agora conhecido em todo o mundo. Apenas ele sendo um "nativo digital", com um grande talento para a ciência da computação, fascina.Jovens acostumados a mexer em celulares ouvem um deles. Ao mesmo tempo, eles fazem a diferença.Eles têm em Carlo uma testemunha de como se pode viver no mundo da Internet sem ser subjugado por ela, governando a rede e não a suportando. Pelo contrário, tornando-se uma rede de bondade, destinada a conter a onda de negatividade que, infelizmente, leva tantas vítimas. A própria Internet é neutra. Isso se presta ao bem e ao mal.

Carlo é um verdadeiro mestre de uma rede de bons.

O Papa, alertando para o risco de homologação, fruto dos mecanismos de consumo e atordoamento, lembra uma frase de Carlo: "Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias". Quanto Carlo, em sua curta vida, soube, de maneira original, seguir seu caminho para a santidade?

A originalidade de Carlo está em sua própria santidade. Sua maneira simples e cotidiana de fazer o bem. Ele explica, portanto, que a santidade não é feita de coisas extraordinárias. corretamente adverte contra o risco de se render a "o mesmo acontece com todos".

O Evangelho não aprisiona, não encadeia, pelo contrário, deixa que surjam os desejos mais profundos, aqueles que não têm com o efêmero, mas com o eterno. Os desejos que nos levam à verdadeira liberdade. E, portanto, nos tornam profundamente nós mesmos, realmente "originais", capazes de uma vida bela, autêntica e generosa.

Carlo adorava dizer: "Não eu, mas Deus". Em um mundo que tenta colocar Deus de lado e nos colocar, com nosso ego sem limites, diante de tudo, quanto custa um menino morto com apenas 15 anos ensinar tudo?

A maturidade espiritual de Carlo é impressionante. Sua escolha radical de Deus ecoa a de Francisco de Assis no ato de despojar: "Não mais padre Pietro di Bernardone, mas nosso pai que está no céu". Francis não tinha mais nada, mas agora ele tinha um sol de frade, sora moon, sora water, friar focu ... Ele tinha tudo, porque ele tinha Deus, Carlo, sem gestos gritantes, fez o mesmo. Ambos foram despojados de si mesmos e cheios de Deus,hoje juntos, no santuário do Despojo, tornam-se educadores dos jovens, propondo Jesus como o segredo da vida.

Traduzido para o português via Agência Sir por Redação NSCM


FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários