Dificuldades para dormir à noite? Reze esta oração


A Igreja tem uma "oração oficial" para terminar o dia.



Em alguns momentos você tem problema para dormir à noite? O Arcebispo de Baltimore (Estados Unidos) e capelão dos Cavaleiros de Colombo, Dom William Edward Lori, afirmou que a Igreja “resolveu isso há muito tempo” e tem uma “oração oficial”.



Em um artigo intitulado “Como terminar o dia”, publicado no site dos Cavaleiros de Colombo, a maior organização laical do mundo, Dom Lori assinalou: “Não sei vocês, mas eu tenho problemas para dormir algumas noites. Na hora de dormir, os acontecimentos do dia ainda ficam rondando meus ouvidos”.

Dom Lori assinalou que “a Igreja, de fato, resolveu tudo isso há muito tempo e tem uma oração oficial para terminar o dia”.

“A Liturgia das Horas, também conhecida como Ofício Divino ou Breviário, marca as horas do dia com a oração: manhã, meio-dia, tarde e noite”, assinalou, destacando que tanto “bispos, como sacerdotes e diáconos são obrigados a rezá-la, mas todos somos chamados a rezá-la também”.

A última oração do dia, recordou, é chamada de “Completas” e “é uma forma de completar o nosso dia”.

“Esta oração consiste em um exame de consciência, um hino no qual pedimos a Deus para estar conosco durante a noite, um salmo que fala sobre recordar Deus e sua misericórdia, inclusive durante a noite e, em seguida, o ponto principal: o Cântico de Simeão”.

O Arcebispo de Baltimore recordou que, “na bela passagem do Evangelho de Lucas, onde Maria e José, de acordo com a Lei de Deus, levam o Menino Jesus ao templo em Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, encontram-se com um leigo chamado Simeão”.

Simeão, destacou, era “um homem de oração” que aguardava a chegada do Messias e “cujo coração estava cheio de esperança em tudo o que Deus havia prometido”.

“Quando Simeão tomou o Menino Jesus em seus braços, seus olhos de fé se abriram e soube que segurava o Salvador esperado por tanto tempo”.

“Cheio do Espírito Santo”, disse o Prelado, Simeão “pronunciou este cântico que é a parte central da oração da noite da Igreja: ‘Deixai, agora, vosso servo ir em paz, conforme prometestes, ó Senhor. Pois meus olhos viram vossa salvação que preparastes ante a face das nações: uma Luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo’”.“Que bela oração para oferecer quando o trabalho de cada dia chega ao fim! Em vez de ruminar as minhas preocupações ou reviver algum contratempo que tive naquele dia, acho que quando me concentro verdadeiramente no significado deste cântico, sou mais capaz de colocar todo o dia em sua própria perspectiva”, assinalou.

“Se seguir a direção de Simeão, quando chegar ao final de cada dia, não precisarei evitar minhas preocupações ou feridas, nem terei que tranquilizá-las com felicidades artificiais ou pensamentos positivos forçados. Pelo contrário, tudo o que preciso é confiar o pacote completo – todas minhas forças e debilidades, junto com os acontecimentos do dia – ao Senhor Jesus, que está presente para mim como esteve para Simeão”.

Dom Lori também enfatizou que, “nesse momento de confiança e amor, também posso examinar minha consciência com serenidade”.

REZEMOS:


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. 
R. Socorrei-me sem demora. 



Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. 

Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

Hino


Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, 
guardai-nos sob a luz do vosso amor. 

Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. 

Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai. 

Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor.

Salmo do dia 

Ant. 1 Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!

Salmo 4 

Ação de graças

O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho). 

=2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! † Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,* atendei-me por piedade e escutai minha oração! 

–3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? * Por que amais a ilusão e procurais a falsidade? –4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, * e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! 

–5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;* meditai nos vossos leitos e calai o coração! 

–6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; * confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança! –7 Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?'* Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! 

–8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, * do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo. 

–9 Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, * pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração! 

Ant. 2 Bendizei o Senhor Deus durante a noite!

Salmo 133 (134) 

Oração da noite no templo

Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap 19,5). 

–1 Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, * vós todos, servidores do Senhor, – que celebrais a liturgia no seu templo, * nos átrios da casa do Senhor. 

–2 Levantai as vossas mãos ao santuário, * bendizei ao Senhor Deus a noite inteira! –3 Que o Senhor te abençoe de Sião, * o Senhor que fez o céu e fez a terra!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Bendizei o Senhor Deus durante a noite! 

Leitura breve Dt 6,4-7 

Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares. 

Responsório breve 

R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. Senhor. 
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. Senhor. 

Cântico evangélico, ant.

Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! 

Cântico de Simeão Lc 2,29-32 

Cristo, luz das nações e glória de seu povo 

–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. 

–30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: 

–32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo.

–Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! 

Oração 

Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.

O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém.

Antífona final de Nossa Senhora

Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta, ao povo que caiu, socorre e exorta, pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da criatura: tem piedade de nós e ouve, suave, o anjo te saudando com seu Ave!

via ACI/Aleteia/Católico Orante


FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários