Quem tem fé dorme melhor


A insônia pode ser causada pela preocupação com os negócios, os filhos, as dúvidas, as provas, o dinheiro, os amigos. Enquanto rolamos na cama, algo em nosso interior nos pede calma. E a calma não chega. Até que nos lembramos de Deus.


Recentemente, um estudo publicado no Journal for the Scientific Study of Religion mostra que uma fé forte pode ser o segredo para uma boa noite de sono ou para uma vida com descanso noturno reparador. 


Mais rápido, mais profundo, melhor

Os pesquisadores descobriram que “aqueles que acreditam na salvação e sentem que têm uma relação inquebrável com Deus” tendem a dormir mais tempo, pegam no sono mais rapidamente, relaxam e se sentem mais descansados pela manhã. 

O estudo foi realizado pela Escola de Sociologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Terrence D. Hill, professor associado da escola e coautor da pesquisa, disse que, na realidade, as descobertas do estudo multidisciplinar não o surpreenderam. Ele afirmou que “se você acredita que um poder superior está lá fora cuidando de você, então o que está acontecendo agora é temporário. Essas experiências mundanas são sazonais”.

Segundo o professor, as crenças religiosas firmes ajudam as pessoas a sentirem menos estresse e ansiedade, já que dão um sentido de esperança à vida e, ao reduzirem a tristeza e contribuírem com um melhor estado de ânimo, auxiliam os indivíduos a dormir melhor. 

Arma letal contra estresse

O autor principal do estudo, Christopher G. Ellison, explicou que “a religião pode promover indiretamente o sono e proteger as pessoas contra outros fatores de risco, como o estresse”. 

Segundo a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, as pessoas tendem a estar muito estressadas na hora de ir para a cama. Assim, é difícil dormir, pois elas não conseguem parar de pensar em suas preocupações e frustrações. A falta de descanso provoca dor muscular, aumenta a frequência cardíaca, a tensão física e a fadiga. 

A religião, por outro lado, pode ajudar a reduzir estas tensões ao reunir pessoas que compartilham crenças comuns, o que gera solidariedade e um sentido de propósito. Os membros da Igreja também costumam prestar assistência mútua e promover dinâmicas positivas. Assim, a ajuda recebida e a atitude positiva, segundo o estudo, são reconfortantes. 

“Por isso, é plausível que quem tem fé experimente menos agitação diante dos eventos negativos da vida e, em última instância, uma melhora na qualidade do sono”, diz o estudo. 

Comunidade, solidariedade e oração 

No entanto, o estudo descobriu que não é preciso participar de uma comunidade religiosa para se ter menos estresse. Outras práticas como a leitura frequente da Escrituras, a oração e a meditação também podem reduzir o desgaste emocional e contribuir com um sono saudável e reparador, desde que o indivíduo se sinta seguro no apego a Deus. 

“Os que creem podem ser incapazes de compreender o motivo pelo qual conseguiram sobreviver a uma desgraça. Porém, conseguem dormir melhor à noite sabendo que estão sob a vigilância de Alguém maior, que está muito preocupado com o bem-estar do mundo e de seus habitantes”, conclui o estudo.

via Aleteia

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:
NOS AJUDE NA EVANGELIZAÇÃO COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários