Passagens bíblicas farão parte das fachadas na Basílica de Aparecida



Mosaicos vão fazer das fachadas do maior templo mariano do mundo uma bíblia a céu aberto.



O Santuário Nacional e os Missionários Redentoristas preparam uma novidade para este ano de 2019: as fachadas externas da basílica serão revestidas com passagens bíblicas. A ideia é transformar as fachadas da Basílica da Padroeira do Brasil na maior bíblia a céu aberto do mundo, inserindo nas quatro naves do templo um pedaço da Sagrada Escritura.



O projeto foi estudado há cerca de dois anos pela administração do Santuário. A execução ficará a cargo do padre Marko Rupnik, artista sacro, teólogo e escritor. A técnica será a dos mosaicos, uma das marcas registradas do sacerdote, que tem trabalhos espalhados em diversas partes do mundo: nos Santuários de Lourdes, França, de Fátima, em Portugal, de São Pio de Pietrelcina, na Itália, e tantas outras igrejas do Oriente ao Ocidente. Destacam-se, dentre tantos trabalhos realizados, o revestimento artístico na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, uma das capelas particulares do Papa, no Vaticano.

As obras devem começar oficialmente em julho deste ano, com o início do revestimento pela Nave Norte, onde será retratado o Êxodo, livro bíblico que narra a libertação do povo judeu do Egito, guiados por Moisés.

Com a conclusão da face norte, as outras três naves também receberão a aplicação dos mosaicos. Na parte Oeste, local em que o sol nasce, será retratado o livro dos Gênesis, com a criação do mundo. Na ala Sul, em contraste com a nave Norte, a Páscoa de Cristo será representada pela ressurreição de Jesus. Já na fachada Leste, onde o sol se põe, a arte vai representar o livro do Apocalipse, com a vinda definitiva de Jesus.

Evangelização

Baseado na obra, o Santuário iniciou um projeto de evangelização junto aos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Intitulada Jornada Bíblica, a iniciativa fornecerá materiais para círculos bíblicos por meio dos diversos meios de comunicação ligados à Basílica. A ideia é aprofundar o conhecimento no livro sagrado dos cristãos por meio das passagens bíblicas que serão apresentadas nas fachadas do maior templo mariano do mundo.

via Santuário Nacional

Nos ajude na evangelização compartilhando nas redes sociais!

COMPARTILHE

Comentários