“A Igreja não pode calar sua voz profética”, diz bispo sobre tragédia em Brumadinho


A Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) mobiliza esforços no amparo às vítimas e famílias afetadas pelo rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de BH, ocorrido última sexta-feira (25).


Segundo o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, além de uma campanha solidária para arrecadar roupas, alimentos e água para os atingidos pelo rompimento da barragem, a arquidiocese está envolvida no acolhimento às famílias e em diálogo com o Estado.


“No momento dessa tragédia tão absurda, a nossa Igreja se une para ser presença solidária, consoladora na vida das pessoas, tanto para o amparo das suas necessidades materiais e, sobretudo na necessidade humana e espiritual de cada família, de cada pessoa”, afirmou Dom Walmor.

Mineração na Serra da Piedade
O arcebispo destacou que é preciso estabelecer um diálogo para mudanças de prioridades no que diz respeito à Mineração em Minas Gerais e comentou a respeito de um projeto de exploração mineral na Serra da Piedade, território onde está o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. A proposta apresentada pela empresa de mineração prevê ampliar uma área já degradada da Serra da Piedade, que é tombada pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

“A Arquidiocese através da Associação de Desenvolvimento Regional Integral e com apoio da PUC Minas quer manter diálogo com os poderes públicos, com as universidades e instâncias de saber e de pesquisa para tratar desse assunto. Ao lado da Serra da Piedade existe um ponto de mineração, que também é criminoso, e que precisa ser corrigido”, afirmou o arcebispo.

Acolhimento
Para o bispo auxiliar, Dom Vicente Ferreira, a Arquidiocese assumiu um protagonismo na atuação juntos a população que mais sofre.

“Nosso povo está cansado, desiludido, desamparado. Mas a força de nossas Igrejas, não só a Católica, trazem amparo ao povo. Estamos, em tempo integral, com equipes de visitação à famílias, indo ao cemitério para enterrar os corpos das vitimas, indo ao comando central das operações, dialogando com os militares, com o Corpo de Bombeiros para dar informação e acolhida ao povo”, afirmou Dom Vicente.

Lições sobre a tragédia
Dom Vicente destacou dois pontos importantes de aprendizado a partir da tragédia de Brumadinho.

“A Igreja não pode se intimidar na sua palavra profética diante de organizações criminosas, de empresas multinacionais que absorveram todo poder do nosso povo, que são hegemônicas e ligadas a um capital voraz como as mineradores. Não podemos nos calar, precisamos usar nossa voz profética e exigir mudanças imediatascontra essa mineração que está massacrando a nossa gente”.

Outro aspecto destacado pelo bispo é a solidariedade do povo que ajuda a amenizar angústia e o sofrimento. “A nossa Igreja é uma igreja fundamental para os dias de hoje. A fraternidade, a força e a solidariedade das nossas comunidades estão salvando o que ainda pode ser salvo aqui em Brumadinho”.

Serviço gratuito de assistência jurídica
A Arquidiocese, em parceria com a PUC Minas, vai disponibilizar assistência jurídica gratuita à população. O serviço funcionará a partir de segunda-feira (04) na sede do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese em Belo Horizonte, das 8h às 18h.

“Essa já é uma grande conquista para o bem da nossa população e para evitar, como já vimos no episódio de Mariana (MG), a manipulação de informações e a possibilidade de se aproveitarem a ingenuidade do nosso povo pobre”, concluiu Dom Vicente.

O Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política fica na Rua Além Paraíba, nº 208 – Lagoinha, em Belo Horizonte. O telefone de contato é (31) 3422-6122.

via A12
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários