A Igreja possuiu verdades de fé. Essas verdades nós chamamos de dogmas.
O termo dogma vem do grego, e significa “decisão”. Por isso, todo dogma é decisão de fé que a Igreja declara após ter rezado e refletido muito a partir das Sagradas Escrituras, do Magistério, da Tradição e do senso comum dos fiéis.
No total a Igreja possui 44 dogmas, destes, 4 são dogmas marianos, que rezam a importância de Maria na missão de Jesus e no seu projeto de salvação. Dentre as verdades de fé sobre a Virgem Maria temos o dogma da Imaculada Conceição, que foi promulgado no dia 08 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX.
A Imaculada Conceição nos leva a rezar que Maria foi preservada da mancha do pecado original no momento de sua concepção no ventre de sua mãe Ana. Isso por graça e desígnio de Deus. Assim, o Senhor antecipou para Maria a graça da Redenção que seu filho traria para toda a humanidade.
Este dogma foi justamente promulgado no dia 08 de dezembro, pois no dia 08 de setembro celebra-se a Natividade de Maria. Quatro anos após a promulgação do dogma, na cidade de Lourdes, na França, no dia 25 de março de 1958, Nossa Senhora apareceu a jovem Bernadete dizendo: “Eu sou a Imaculada Conceição”.
Embora o dogma tenha sido promulgado apenas em 1854, a Imaculada Conceição de Maria já era refletida e rezada desde o século IV. Em 1476 ela foi incluída no calendário litúrgico da Igreja. E em 1708, o Papa Clemente XI estendeu esta festa para toda a Cristandade. Santo Afonso Maria de Ligório, quando fundou a Congregação dos Missionários Redentoristas em 1732, colocou a Imaculada Conceição como Padroeira Oficial da Congregação.
A Imaculada Conceição de Maria é projeto de Deus em vista dos méritos de seu Filho Jesus Cristo, o Salvador de todo gênero humano, pois quis o Senhor preservar da manha do pecado original aquela pela qual nasceria o salvador da humanidade. Como tão bem nos diz São Luiz Maria de Montfort: “No seio virginal de Maria, Deus quis preparar o paraíso do novo Adão”.
Assim, o Dogma de Maria concebida sem a mancha do pecado original, nos leva a rezar que em Maria começa o processo de purificação de todo o povo de Deus. A graça que agiu em Maria é graça que pode agir em nós também e, como Maria, Deus quer realizar seu projeto de amor em nossa vida. Por isso, o dogma da Imaculada Conceição nos leva a celebrar a grandeza de Maria, cujo coração sempre disse Sim para a vontade do Senhor.
Via A12
Nos ajude na evangelizando compartilhando nas redes sociais!
Nos ajude na evangelizando compartilhando nas redes sociais!
COMPARTILHE
Comentários
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário