Qual é a “língua dos anjos”?


Os anjos falam e manifestam seus pensamentos aos demais? Marcello Stanzione, no livro Pillole di saggezza sugli angeli (edizioni Segno) tenta responder a pergunta. 


Antes de tudo, é preciso declarar que, segundo vários testemunhos, os anjos falam, sim!


De São Paulo à Virgem Maria 



São Paulo se refere à “língua dos anjos”. Das Sagradas Escrituras, deduzimos que os anjos falam aos homens sempre quando são enviados como mensageiros de Deus a este mundo. São inúmeros os exemplos: o arcanjo Rafael e Tobias, o Arcanjo Gabriel e São Zacarias, um anjo teria falado a São Pedro, outro à Virgem Maria etc. 
O anúncio de Belém 

Um mensageiro celestial de alegria (um anjo do Senhor) anunciou o nascimento do Salvador do mundo a alguns pastores dos campos ao redor de Belém. 

Naquela ocasião, “uma multidão do exército celestial” cantou pela primeira vez hinos de louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade”. 

Vozes humanas e palavras mentais 

A natureza da língua dos anjos continua sendo pouco conhecida. Quando os anjos aparecem aos homens, falam na língua humana, a língua falada pelo destinatário. Também é possível que a comunicação seja feita através das palavras mentais, como a transmissão de ideias e visões mentais. 

“Iluminação”

Os anjos não conversam entre si através da linguagem humana, pois são incorpóreos e imateriais. Qual é, então, a língua deles? Das várias teorias elaborados pelos acadêmicos para explicar a língua dos anjos, a de São Tomás de Aquino parece ser a amais aceitável. 

São Tomás defende que os anjos falam entre si por um simples ato de vontade, abrindo suas mentes e revelando qualquer ideia que queiram transmitir aos demais da mesma natureza. Esta língua, ou conversação, é chamada de “iluminação”. 

A explicação de Dionísio 

Dionísio se refere a esta maneira de falar: “As ordens inferiores dos seres celestiais (ou seja, os anjos) recebem a compreensão das obras divinas por parte dos seres superiores de uma maneira adequada, e os superiores são proporcionalmente iluminados nos Mistérios Divinos pelo mesmo Deus Altíssimo”. 

Esta forma de expressão – a língua dos anjos – pode nos parecer muito fraca e confusa, pois estamos acostumados ao som material e às palavras emitidas pela boca. No entanto, é muito mais forte, clara e perfeita do que qualquer linguagem humana, mesmo quando ela seja usada por homens mais cultos e especializados. 

Transmissão angelical das ideias 

Nossas palavras que saem da boca não são mais do que símbolos das ideias que temos em nossa mente e que tentamos expressar aos demais. Os símbolos e palavras, geralmente, são inadequados para expressar todo o pensamento. Às vezes, nossa forma de comunicar não é compreendida por aquele que ouve. 

Ser capaz de abrir a própria mente e de revelar todos os pensamentos tal como eles são sem o canal do simbolismo, do som e das palavras é a mais alta e melhor forma de expressão. Isso, em resumo, é o intercâmbio de ideias sem palavras – a língua dos anjos.

Doce melodia 

Com o consentimento de Deus, os anjos podem assumir formas humanas quando aparecem aos homens. Da mesma forma, eles conseguem reproduzir uma voz humana e falar a nossa língua. 

Com o mesmo consentimento divino -e em virtude de seus poderes- os anjos podem reproduzir o que ao ouvido humano parece uma doce melodia ou uma música encantadora. Isso já foi revelado por alguns santos.

via Aleteia 

Nos ajude na evangelização compartilhando nas redes sociais!

COMPARTILHE

Comentários