O dia certo para desmontar o presépio e a árvore de Natal

imagem do presépio

O NATAL, uma das épocas mais esperadas do ano, em que os cristãos celebram o nascimento de Jesus Cristo, ao contrário do que muitos pensam, não termina depois das festas. 

Muitos correm a desmontar o presépio e retirar todos os enfeites que lembram a Natividade do Senhor logo após o dia 25 de Dezembro.



Tanto a árvore de Natal quanto o presépio fazem parte das pias tradições do Natal, e todos os anos casas e ruas são enfeitadas em como símbolo da reverência por esse tempo de espera e alegria pela Encarnação do Salvador do mundo. Os ambientes tornam-se mais agradáveis, e um sutil sentimento de júbilo, inexplicável, incontido, toma conta dos corações e mentes mais sensíveis, até mesmo dos não cristãos. Enfeites, árvores e presépios são alegorias, símbolos que serve para nos fazer lembrar desse época tão santa e tão importante.

Geralmente, o recomendado é que se monte o presépio, a árvore e os enfeites de Natal pelo início do Tempo do Advento, que começa com as vésperas do domingo mais próximo ao dia 30 de novembro. E para desmontá-lo, tem alguma data certa? A resposta é sim. E se possível, desmonte neste dia, pois isso também é uma piedosa e importante tradição, principalmente para os católicos.
Apesar de muita gente achar que se deve desmontar o presépio e a árvore de Natal no dia da Epifania, mais conhecido como Dia de Reis, em que os “Reis Magos” visitaram o Menino Jesus recém-nascido, não é essa data em que se deve desmontar a árvore e o presépio. – Dom Tomé, bispo diocesano de São José do Rio Preto (SP), esclarece: “O dia de desmontar o Presépio, corretamente, é sempre no dia seguinte à Solenidade do Batismo de Jesus, quando se encerra o Tempo do Natal. Esta é uma solenidade móvel, sem data fixa”.

No ano de 2024 a festa do Batismo do Senhor será em 07 de janeiro. Desmonte o presépio e a árvore de natal, portanto, no dia 08. É neste dia que começa o Tempo Comum na Liturgia.
via Salvem a Liturgia 

Nos ajude na evangelização compartilhando nas redes sociais!

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários

  1. O Presépio sendo meu, desmonto quando quiser, ora, ora...

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia mesmo, sempre desmontei dia 07 de janeiro um dia após dia de reis. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre desmontei no dia 6.
    Agora vou mudar

    ResponderExcluir
  4. Sempre é bom o aprendizado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário