Morte de Dom Aloísio Lorscheider completa 11 anos


Neste domingo (23), recordamos 11 anos da morte de Dom Aloísio Lorscheider, Arcebispo de Aparecida entre os anos 1995 e 2004, destacando-se por seu zelo pastoral e pela reorganização administrativa da Arquidiocese de Aparecida e do Santuário Nacional



Homem de grande sabedoria, teólogo e profeta de seu tempo, que a todos cativava pela palavra de autoridade e pelo testemunho de simplicidade.




Em 1999, junto de Dom Darci Nicioli, Dom Aloísio deu origem à Família Campanha dos Devotos. Na época, Dom Darci era administrador do Santuário Nacional. Dom Aloísio passou o pastoreio da Arquidiocese de Aparecida para Dom Raymundo Damasceno, em março de 2004. Dom Raymundo foi Arcebispo de Aparecida até janeiro de 2017, quando Dom Orlando Brandes assumiu os trabalhos pastorais.

Em outubro deste ano os restos mortais de Dom Aloísio foram transladados de Daltro Filho, Distrito de Imigrantes (RS) para o Santuário de Aparecida. Um tríduo recordou a história de vida e as virtudes do Cardeal. Os restos mortais foram sepultados na Capela da Ressurreição, o mausoléu dos Arcebispos de Aparecida e também no Memorial Virtual dos Devotos falecidos.

Uma parte dos restos mortais de Dom Aloísio foi sepultada em Fortaleza (CE) no último dia 21 de dezembro. A Urna memorial foi recebida na Catedral Metropolitana com uma celebração eucarística por ocasião da Dedicação da Catedral, que foi concluída e consagrada por ele. Após a celebração, os restos mortais do Cardeal foram transladados para a Capela, na Cripta.

Mais sobre a vida de Dom Aloísio - Nomeado sacerdote em 1948, na Ordem dos Frades Menores (OFM), e sagrado Bispo em 1962. Participou de todas as sessões do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965, atuando como membro das Comissões Conciliares. Foi nomeado Arcebispo de Fortaleza, em 4 de abril de 1973, pelo Papa Paulo VI, e criado Cardeal em 24 de abril de 1976, participou de 2 conclaves.

Em 1978, foi o primeiro brasileiro a receber votos em um Conclave, segundo as palavras do próprio pontífice eleito. Comandou a Arquidiocese de Aparecida de 18 de agosto de 1995 até 28 de janeiro de 2004, quando entregou o cargo para Dom Raymundo Damasceno Assis, em 25 de março do mesmo ano. Em seguida, retirou-se para o Convento dos Franciscanos, em Porto Alegre, onde passou os últimos anos de sua vida.

Dom Aloísio Lorscheider
Nascimento: 8 de outubro de 1924, em Estrela (RS)
Falecimento: 23 de dezembro de 2007, em Porto Alegre (RS)

via A12

Nos ajude na evangelização compartilhando nas redes sociais:

COMPARTILHE

Comentários