Dia de Santa Luzia repercute e a devoção comove as redes sociais


A devoção a Santa Luzia espalhou por todo o mundo, arrastando milhões de devotos, e com isso, milhares de testemunhos de curas e milagres alcançados por meio de sua poderosa intercessão. 



Neste dia, 13/12, a Igreja Católica celebra sua festa e convoca todos os fieis a refletir sobre a vida de Santa Luzia e seu exemplo deixado para nós.



A página católica, Nossa Senhora cuida de mim, para celebrar está solenidade festiva, compartilhou com seus seguidores uma imagem de Santa Luzia e na descrição uma oração para ser rezada neste dia.


A postagem feita no Facebook está repercutindo e gerou comoção entre os católicos com mais de 46 mil compartilhamentos, 44 mil curtidas e de 12 mil comentários, até o horário de atualização desta matéria.

Um pouco de sua história:

Santa Luzia nasceu por volta de 280 d.C, na cidade litorânea de Siracusa, Itália.

De família rica e cristã, seu pai Lúcio faleceu quando Luzia ainda era muito pequena dessa forma, conheceu os caminhos de Deus através de sua mãe. Crescendo em estatura e fé cada vez mais apaixonada pela verdade do cristianismo, entregou seu coração a Jesus e consagrou-se em um voto de castidade perpétua.

Luzia estava prometida em casamento a um jovem, e sua mãe era uma mulher muito doente. Diante dessa situação Luzia pediu que o casamento fosse adiado para discernir melhor sua decisão e teve a ideia de levar sua mãe a cidade de Catânia, onde está localizado o túmulo de Santa Ágata. Eutiquia, aceitou e as duas foram até a cidade da Santa, no dia de sua festa, dia 5 de fevereiro de 301 d.C. Ao chegarem ao local Luzia leu o evangelho, e propôs que sua mãe tocasse o tumulo de Santa Ágata, quando sua mãe se dirigia ao tumulo, Santa Ágata apareceu para Luzia e lhe disse essas palavras: 

“Luzia minha irmã, porque pedes a mim o que você mesma pode conseguir para sua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. E assim como a cidade de Catânia foi beatificada por mim, assim também por seu meio, será salva a cidade de Siracusa.”

Então, Luzia disse à sua mãe que pela intercessão de Santa Ágata, Jesus a tinha curado, e assim se fez.

Após o milagre, ao retornarem Luzia teve a certeza de sua missão e disse a sua mãe que queria entregar sua vida a Deus e gostaria de continuar com seu voto de castidade, Luzia também pretendia entregar seu dote milionário aos pobres, sua mãe concordou.

Porém, o jovem que seria seu futuro noivo, ficou extremamente irritado com a decisão da moça e resolveu denuncia-la ao Governador Pascásio, acusando-a de ser cristã. O imperador Diocleciano tinha emitido um decreto autorizando punição exemplar para os cristãos. 

Santa Luzia foi julgada e condenada, e como dava total importância a virgindade e ao amor a Jesus Cristo, o governador mandou que a levassem a um prostíbulo, para servir à prostituição. 

Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Luzia negava-se converter aos falsos deuses, e por isso um soldado, a mando do imperador, arrancou-lhe os olhos de sua face, e entregou-os em um prato a Luzia, mas milagrosamente ao entregar o prato com os olhos de Luzia, no rosto da mesma, nasceram-lhe dois lindos olhos, sãos, perfeitos e mais lindos do que os outros. Vendo que nada a convencia de converter-se ao paganismo, com um golpe de espada teve sua cabeça decapitada, era o ano de 304 d.C.

via Nossa Senhora cuida de mim

COMPARTILHE

Comentários