Ano Novo, esperança renovada pela natividade de Jesus

imagem de Jesus Cristo

Após celebrarmos com alegria a natividade de Jesus, Sua chegada humilde, mostrando que os planos de Deus são simples, mas cheios de amor à humanidade, o sentimento que nos toca é o da esperança em dias melhores.



Esta época do ano a natividade de Jesus evoca nos corações a necessidade da solidariedade, do perdão, do reencontro, de sair da zona de conforto em busca daquele irmão que está longe, mas sedento de nossa presença. Por isso que a natividade de Jesus não se resume apenas a um dia, mas a Igreja faz questão de que esta alegria se estenda por mais oito dias. São as Oitavas de Natal, que nos convidam a refletir, a sentir e celebrar a vida por meio do nascimento Daquele que nasceu e viveu para nos amar sem reservas.

Novo tempo vem chegando com a natividade de Jesus

Logo após a Oitava de Natal, o calendário nos mostra o encerramento de um ciclo e o início de outro: é o Ano Novo! Mas, perceba, a esperança continua sendo o principal sentimento que nos preenche, bem como o desejo de renovação, de melhora. E tudo isso vem resumido em uma frase: “Feliz Ano Novo!”, carregada do desejo de muita Fé, de bênçãos de Deus. Confiar Nele deve ser nossa meta, pois “O Senhor é meu pastor, nada me faltará” (Sl 22,1).

Assim como nos preparamos para a natividade de Jesus, também devemos fazer o mesmo para a chegada do Ano Novo, a fim de vivê-lo com paz, serenidade, consciência tranquila, com as amizades fortalecidas, os laços familiares estruturados. 

O que é ter um ano feliz de acordo com a natividade de Jesus?

Podemos começar com o conselho de Santa Teresa D’Ávila, quando diz “Nada te perturbe; nada te apavore; tudo passa; apenas Deus não muda; quem tem Deus no coração nada lhe falta”. E não devemos nos esquecer do que o Senhor nos diz em Mateus: “Vinde a mim vós todos que estais atribulados e eu vos aliviarei” (Mt 11,28).

Talvez estas duas passagens sejam aquelas que todos devemos levar como reflexão nestes dias que nos separam da virada para um novo ano. Pensar sobre como queremos encontrar a felicidade verdadeira, deixando de lado tudo aquilo que nos distancia do amor do Pai impresso em cada palavra e gesto de Seu Filho.

Para ser Feliz no novo ano que vem chegando será preciso viver com os pés na terra e coração no céu, pois somos filhos de Deus, herdeiros do céu, participantes do banquete da vida.

Oração para o Ano Novo na natividade de Jesus 

Quando você estiver com seus parentes e amigos, após celebrar a natividade de Jesus, ao badalar dos sinos, reze ao Pai, peça ao Filho e busque a intercessão da Mãe para que os próximos 12 meses sejam de acordo com a vontade Dele, que é perfeita.

“Meu Jesus adorado, queremos vos oferecer nesta hora em que o tempo vira uma página da história dos homens, nosso olhar e nossas orações, contemplando o Mistério do Natal, do Vosso Presépio, onde nascestes para nos salvar.

E assim como fostes não mais do que uma frágil criança, dependendo em tudo de Vossa Mãe Santíssima e de S. José, Vosso Pai adotivo, assim queremos ser, diante de Vós e de Vosso Pai.

Antes de tudo, queremos agradecer por todas as graças que recebemos ao longo deste último ano, graças de perdão, graças de amor, vindo em nossos corações pela Santa Comunhão. Também por todas as forças e ajudas que recebemos de Vós para bem realizar nossas obrigações e deveres, tanto materiais quanto espirituais.

Nós sabemos, ó Bom Jesus, que por causa do abandono em que vos deixamos por nossos pecados, tudo o que temos nos vem da pobreza da gruta em que nascestes, da Cruz que aceitastes por nossa causa. E que, pela gloriosa Ressurreição alcançaremos, nós também, o Céu onde habitais. 

Hoje o mundo se prepara para festejar um ano que termina, outro que começa. Nós queremos nos lembrar, antes de tudo, que foi o Vosso nascimento em Belém que deu origem a todos os séculos. Ali, naquela hora sublime, o tempo parou de contar para dar início a uma nova era, marcada por Vossa presença sobre a Terra.

É assim que queremos viver todos os dias, lembrando que um dia, estivestes pisando o pó das nossas estradas, falando com nossa gente, morrendo sobre uma Cruz para mostrar o caminho do Céu. Dessa lembrança virá nossa felicidade neste novo ano.

Que este ano bom seja para nós e para todos os nossos queridos pais, parentes e amigos, de verdadeira felicidade e sincera paz, e que os fogos e festejos dessa hora só nos faça estar mais próximos do tempo sem fim da Vossa Eternidade. Amém”

via Nossa Sagrada Família 

Nos ajude na evangelização compartilhando nas redes sociais!

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários