8 motivos para você visitar o Museu Nossa Senhora Aparecida


Quem gosta de história e é devoto de Nossa Senhora Aparecida precisa reservar um tempinho na sua passagem pelo Santuário, para conhecer o Museu Nossa Senhora Aparecida, que reúne toda a trajetória do nascimento do título de Aparecida e o crescimento dessa devoção.




O Museu Nossa Senhora Aparecida, localizado no 2º andar da Torre Brasília, é um espaço dedicado à história de Nossa Senhora Aparecida e do Santuário. Completando 62 anos nesse mês de setembro, o Museu surpreende os visitantes com tantos detalhes e peças de grande valor histórico, um aprendizado para crianças e adultos.

Confira o que você pode encontrar no Museu e conheça oito razões para garantir essa visita:

No 1º ANDAR

1 – Objetos testemunhos dos milagres

Os objetos que testemunham os milagres de Nossa Senhora Aparecida são um dos itens mais solicitados pelos devotos. Entre eles estão a pedra atribuída ao milagre do cavaleiro ateu e a corrente atribuída ao milagre do escravo;

2 – Tela da Coroação

A pintura que tem grande destaque no Museu retrata a Coroação de Nossa Senhora Aparecida, no ano de 1904. A obra é do ano de 1907, assinada por Rosalbino Santoro, pintor italiano que morou na cidade de Taubaté (SP) por quase 20 anos.

3 – Coroas do centenário

Um concurso de designer realizado no ano de 2004 reuniu 167 artistas, de 17 estados brasileiros, para apresentar uma coroa representativa do centenário da Mãe Aparecida. Após a seleção, foram escolhidas cinco coroas finalistas para serem confeccionadas e delas, definir a coroa vencedora. Todas as peças podem ser vistas de perto pelos Devotos durante a visita no Museu. A coroa vencedora está em exposição na Casa de Ouro.

4 – Rosas de ouro

Rosa de ouro ofertada pelo Papa Paulo VI, em 1967 – Jubileu dos 250 anos do encontro da Imagem de Aparecida.

Rosa de ouro ofertada pelo Papa Bento XVI, em 2007- em virtude do V CELAM.

Rosa de ouro ofertada pelo Papa Francisco, em 2017 – Celebração do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

No 2º ANDAR

5 – Menino Jesus de Praga (fac-símile)

Escultura vinda de Praga, na República Tcheca, doada ao Santuário de Aparecida por retribuição à entronização de Nossa Senhora Aparecida na igreja do Menino Jesus de Praga. A imagem foi recebida por Dom Raymundo Damasceno Assis, tendo ficado algum tempo em exposição na Basílica Velha.

6 – Imagens paulistinhas

As esculturas religiosas de cunho popular são próprias do Vale do Paraíba. As peças são modeladas em barro, queimadas à lenha e pintadas. Os últimos registros de produção dessas imagens foram encontrados na cidade de Santa Isabel (SP), feitas por Dito Pituba(nascido em 1848 e falecido em 1926), o último santeiro no ofício de modelar as “paulistinhas”.

7 – Fóssil de Mesossaurídeo

O Mesossaurídeo foi um réptil aquático que viveu há aproximadamente 250 milhões de anos, segundo o pesquisador Ideval Costa, do Museu de Geociências da USP-SP.

8 – Coleção de numismática

Cédulas e moedas brasileiras que registram todos os períodos monetários do nosso país, desde a criação do primeiro Banco do Brasil, com a vinda da Corte Portuguesa. As primeiras cédulas começaram a circular em 1810, porém este banco foi extinto devido ao descontrole de emissões.

via A12.com

Nós ajude na evangelização compartilhando este artigo em suas redes sociais.


FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários