Conheça o significado e simbolismo de Santa Cecília


Santa Cecília nasceu em Roma, por volta do ano 150. 



Certamente ela herdou a fé dos discípulos de São Pedro e São Paulo, que morreram martirizados em Roma. Ela é considerada a padroeira dos músicos, porque cantou salmos de louvor a Deus no momento de sua morte. Cecília foi prometida em casamento, mas convenceu seu marido, Valeriano, em relação ao seu voto de castidade, explicando sua fé em Jesus Cristo. Ele a compreendeu e se converteu ao cristianismo junto com seu irmão. Os dois morreram martirizados por terem se tornado cristãos.

A Palma

A palma na imagem de Santa Cecília representa, na iconografia cristã, a vitória dos santos sobre a morte. É o símbolo de todos os santos que morreram martirizados por serem fieis a Jesus Cristo e seu evangelho. Em seu martírio, Santa Cecília agonizou por três dias, dando glórias a Deus. Quando seu corpo foi encontrado, em uma das mãos ela mostrava três dedos; na outra, apenas um, indicando sua fé na Santíssima Trindade.

O Lírio de Santa Cecília

O lírio na imagem de Santa Cecília simboliza a sua pureza, sua castidade e sua virgindade. Desde criança Cecília fez voto de castidade e viveu sempre na pureza. A Igreja tem usado o Lírio como símbolo da Virgem Maria, a pessoa mais santa depois de seu filho, Jesus. Existe uma variedade de Lírio, chamado Lírio da Páscoa, que simboliza a ressurreição de Cristo e também a nossa ressurreição para a vida eterna. É plantado um bulbo sem vida, mas dele brota um belíssimo Lírio. Analogamente, é o que acontece com os mártires do cristianismo: morrem sem nada, mas ressurgem para a vida eterna com cristo.

A Túnica de Santa Cecília

A túnica de Santa Cecília representa a veste dos justos, e significa que ela está revestida com a justiça de Deus. A cor branca representa a sua pureza e inocência, pois ela pedia que Deus guardasse seu corpo e sua alma das manchas do pecado.

O Manto de Santa Cecília

O manto azul de Santa Cecília representa o céu que ela buscou sendo fiel a Jesus Cristo. O azul é a cor natural do céu, como o vemos, e também representa a verdade. Mesmo martirizada, Cecília mostrou sua fé na Santíssima Trindade, verdade que ela defendeu com a própria vida. Cecília também foi muito verdadeira com seu noivo, falando a ele de seu voto de castidade, obtendo sua aceitação.

A Auréola de Santa Cecília

A auréola que aparece na imagem de Santa Cecília representa sua santidade. Com efeito, mesmo antes de morrer, Cecília já era tida como santa pelos cristãos que conviviam com ela. E, após seu martírio, foi canonizada. Isso porque todos aqueles que dão sua vida por causa da fé e por causa de Jesus cristo, são considerados mártires pela Igreja e, automaticamente, canonizados.

A Faixa de Santa Cecília

A faixa branca na cabeça de Santa Cecília simboliza sua virgindade oferecida a Jesus Cristo. Santa Cecília sentiu-se chamada por Deus a fazer um voto de virgindade, consagrando sua vida ao serviço da Igreja e dos irmãos. Seus pais não sabiam disso e arranjaram um casamento para ela, como era costume na época. Porém, como vimos, ela contou a verdade ao seu noivo e este não só compreendeu como também aceitou e se converteu, preservando a virgindade de Santa Cecília.

O Instrumento musical de Santa Cecília

O instrumento musical na imagem de Santa Cecília representa o louvor e a música que ela cantou a Deus no momento de seu martírio. Por isso, ela passou a ser considerada a padroeira dos músicos. Os louvores a Deus lhe deram força na hora da morte e converteram muitas pessoas que presenciaram o fato, vendo sua coragem. A música de Santa Cecília é um testemunho profético de que, com Deus e com o louvor a Deus, é possível vencer os piores sofrimentos.

O olhar para o céu

A imagem Santa Cecília a retrata com o olhar fixo para o céu, como que querendo dizer que a sua música é celestial e que será sempre um grande louvor a Deus. Os louvores de Santa Cecília saíram do mais profundo de seu coração, em adoração a Deus. Por isso, esses louvores lhe deram força na hora decisiva e a fizeram sentir-se na presença de Deus na hora de sua morte. Santa Cecília nos ensina a louvar a Deus nos momentos mais difíceis da vida e a não murmurar, nem reclamar. Aprendamos com Santa Cecília a louvar a Deus no meio das nossas dificuldades.

Oração a Santa Cecília

'Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados. Alcançai-nos também a graça de sempre louvar a Deus com canções espirituais. Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna. Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós. Amém.'

via Cruz da Terra Santa

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários