O Rosário: a devoção de um Bispo


O Rosário de Nossa Senhora: a devoção e o apostolado de um Bispo. 



O Rosário da Santíssima Virgem Maria foi a devoção de um Bispo, que o pregou com grande fruto espiritual para seus fiéis. São Luís Maria Grignion de Montfort, no seu livro “O Segredo do Rosário”, conta que “uma condessa espanhola, que havia aprendido sobre o Santo Rosário através de São Domingos, costumava rezá-lo fielmente com resultados maravilhosos para sua vida espiritual”. Querendo saber como alcançar a perfeição, a condessa perguntou a um Bispo, que era um correto pregador, que lhe ensinasse algumas práticas que a ajudassem a tornar-se perfeita.



Antes de lhe dar qualquer conselho, o Bispo disse que primeiro teria que conhecer o estado de sua alma e também quais eram os exercícios espirituais que ela praticava. A piedosa mulher respondeu que “o exercício mais importante era o Santo Rosário que ela rezava todo dia, meditando nos Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos (hoje podemos acrescentar os Luminosos), e que sua alma tinha recebido grandes auxílios por este meio”.

O Bispo ficou maravilhado ao ouvir a condessa explicar as lições inestimáveis, preciosas, que os mistérios do Rosário continham. Depois de ouvi-la, o Prelado disse: “Eu sou um doutor de teologia por mais de vinte anos e já li muitos livros excelentes com várias práticas devocionais, mas nunca encontrei uma tão boa como esta, pois é a essência do cristianismo e é uma devoção que só pode dar bons frutos. Seguirei seu exemplo, e, de agora em diante, pregarei o Rosário”.

Depois que passou a propagar a devoção ao Rosário de Nossa Senhora, as pregações do Bispo passaram a ter grande resultado e, em pouquíssimo tempo , sua diocese mudou para melhor. “Houve um declínio notável na imoralidade e no mundanismo de todos os tipos, bem como nos jogos. Houve vários incidentes marcantes de pessoas que retornaram à Fé, ou de pecadores que pagaram por seus crimes e ou de outros que de maneira sincera resolveram largar o vício. O fervor religioso e a caridade cristã começaram a florescer”. Estas mudanças se tornaram ainda mais marcantes, porque o Bispo tinha tentado, há muito tempo, reformar sua diocese, porém sem sucesso.

Para propagar melhor a devoção do Santo Rosário, o Bispo levava ao seu lado um lindo Rosário e também o mostrava às pessoas enquanto pregava. Ele costumava dizer: “Meus caros irmãos em Jesus Cristo, sou doutor em teologia e doutor em Direito Canônico, bem como de Direito Civil, mas digo-lhes, como seu Bispo, que tenho mais orgulho em usar o Rosário de Nossa Senhora do que qualquer regalia episcopal ou beca acadêmica”.

Assim, o Rosário de Nossa Senhora produz resultados maravilhosos para nossa vida espiritual e é um grande auxílio para o apostolado. Para nosso proveito espiritual e êxito em nosso apostolado, a exemplo deste Bispo, vivamos e preguemos a devoção ao Rosário da Virgem Maria. Certamente, o Rosário será um grande auxílio em nossa busca pela perfeição, pela santidade, levando-nos ao amor a Deus e à caridade cristã. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

via CN
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários