Reze a Coroa das 7 Alegrias de Nossa Senhora


Uma forma especial do Santo Rosário em honra de sete grandes alegrias vividas pela Virgem Santíssima.



A Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora, chamada também de Coroa Seráfica ou Rosário Franciscano, compõe-se de sete mistérios, com um Pai-nosso, dez Ave-Marias e um Glória ao Pai, em honra das sete alegrias de Nossa Senhora, consubstanciadas nos seguintes principais mistérios:



1. Encarnação do Verbo divino;

2. Visitação da Mãe de Deus à sua prima santa Isabel;

3. Nascimento de Jesus;

4. Adoração prestada ao Divino Infante pelos três reis magos;

5. Encontro de Jesus no Templo;

6. Jubilosa Ressurreição do Salvador;

7. Coroação da Virgem Imaculada no céu.

A história

Em 1442, na época de São Bernardino de Sena, divulgou-se a notícia de que Nossa Senhora teria aparecido a um noviço franciscano, que, desde criança, tinha o costume de oferecer à Virgem Maria uma coroa de rosas.

Depois de entrar na Ordem dos Frades Menores, porém, ele se sentia triste por não poder continuar oferecendo à Virgem os ramos de flores – chegou até a pensar em desistir da Ordem seráfica.

Apareceu-lhe então a Virgem para consolá-lo e indicar-lhe outra oferta diária, que seria para ela ainda mais agradável: ela lhe sugeriu que, todos os dias, rezasse sete dezenas de ave-marias intercaladas com a meditação de sete misteriosos acontecimentos da sua vida que a tinham enchido de alegria.

Teria assim nascido o Rosário Franciscano, Coroa Franciscana,Coroa Seráfica ou Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora.

São Bernardino foi um dos primeiros a praticar e divulgar esta piedosa devoção.

Existem algumas versões das Sete Alegrias que juntam alguns desses episódios da vida de Nossa Senhora, como a Anunciação, a Encarnação de Jesus e a Visitação a Santa Isabel, em um único mistério, de modo a acrescentar depois mais alguns grandes e felizes episódios da história cristã como a Ascensão de Jesus e o Pentecostes. No entanto, ainda que perfeitamente válidas, essas versões popularizadas desde a Idade Média não correspondem ao original Rosário Franciscano.

Como rezar a Coroa Franciscana

1. No primeiro mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora ao ouvir do Arcanjo São Gabriel que fora escolhida por Deus para ser Mãe do Salvador.

1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória

2. No segundo mistério consideramos a alegria da Santíssima Virgem em casa de sua prima Santa Isabel, quando foi pela primeira vez saudada como Mãe de Deus.

1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória

3. No terceiro mistério consideramos o inefável gozo de Nossa Senhora no estábulo de Belém, quando seu Filho divino nasceu milagrosamente.

1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória

4. No quarto mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora quando os três magos vieram de longe adorar o Menino Jesus e oferecer-lhe ouro, incenso e mirra

1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória

5. No quinto mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora quando achou o Divino Menino no Templo entre os doutores.

1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória

6. No sexto mistério consideramos a alegria e o júbilo da Santa Mãe de Deus, quando, na manhã de Páscoa, viu seu Filho divino ressuscitado e glorioso.

1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória

7. No sétimo mistério consideramos a maior de todas as alegrias de Nossa Senhora, quando morreu santamente e foi levada aos céus, com corpo e alma, acima dos coros angélicos, à direita de seu Filho divino, que a coroou Rainha dos anjos e dos santos.

1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória

Uma tradição adicional

Segundo uma antiga tradição, Maria Santíssima viveu 72 anos na terra antes de sua Assunção aos Céus.

Por isso, na Coroa das Sete Alegrias, podem-se acrescentar duas Ave-Marias antes de começar as sete dezenas, para que assim se complete uma Ave-Maria para cada ano de vida de nossa Mãe Maria neste mundo.

via Aleteia
COMPARTILHE

Comentários