Os 5 testemunhos de julho que comoveram as redes sociais

Dos heróis da Tailândia às pessoas públicas que não têm medo de testemunhar a fé em Deus, passando pelos perseguidos por defenderem a vida.



Julho foi um mês de grandes testemunhos que emocionaram e até arrepiaram as redes sociais. Dentre muitos outros casos exemplares e dignos de aplausos, destacamos cinco especialmente “curtidos” e compartilhados pelos nossos leitores neste mês:


1 – Os muitos heróis do resgate na caverna da Tailândia

É quase impossível destacar todas as pessoas que tiveram papel fundamental no histórico “resgate da caverna da Tailândia”, que trouxe a salvo das entranhas da terra os 12 meninos do time juvenil de futebol Javalis Selvagens, junto com seu jovem treinador. Mesmo assim, pelo menos alguns desses tantos heróis foram particularmente destacados pela sua crucial contribuição ao sucesso da missão – também ela quase impossível:
Rick Stanton e John Volanthem: os mergulhadores britânicos encararam um mergulho dificultado por passagens claustrofobicamente estreitas, águas barrentas com visibilidade quase nula, forte fluxo contrário da água, risco de piora repentina da inundação, escuridão total no ambiente e uma distância a partir da entrada que a maioria das pessoas teria julgado altamente imprudente. Foi graças à sua tenacidade que os meninos foram achados a quatro quilômetros da boca da caverna. Não à toa, o trabalho dos dois mergulhadores é apontado como “o primeiro e fundamental milagre” de toda esta epopeia.
Saman Kunan: o mergulhador que deu a vida pelos meninos foi um dos primeiros voluntários a entrarem no complexo subterrâneo de Tham Luang para levar suprimentos e oxigênio ao grupo. Após enfrentar 6 horas de ida até a cavidade onde eles estavam, ele próprio terminou sem oxigênio durante o trajeto de mais 5 horas para retornar. Saman perdeu os sentidos, se afogou e não pôde ser reanimado pela equipe de socorro. A sua perda se transformou em motivação adicional para os outros resgatistas: eles iriam até o fim para que a morte do companheiro não tivesse sido em vão.

Resgate meninos Tailândia
Twitter/@namwoon_ccw

Ekkapol Chantawong: a autoridade moral do jovem treinador voluntário, junto com a sua experiência de autodomínio como ex-monge budista, foi imprescindível para manter o controle emocional do grupo (e o dele próprio), além de comandar exercícios de respiração e meditação que os ajudaram a poupar ao máximo as energias físicas. Um dos mais desnutridos do grupo, ele foi o último a ser resgatado porque a sua presença entre os meninos era fundamental para mantê-los confiantes.
Richard Harris: mergulhador e médico anestesista, o australiano foi o homem certo no lugar certo na hora certa. De férias na Tailândia, ele renunciou ao descanso e se tornou essencial para o sucesso da missão: após enfrentar as árduas 6 horas caverna adentro, foi Richard quem examinou os meninos e, na hora oportuna, deu luz verde para o início do resgate. Ele passou 3 dias na caverna com o grupo, e, ao sair, sob os aplausos do mundo pelo êxito impressionante da operação, soube que o seu próprio pai tinha morrido na Austrália.

2 – Amalia Granata, jornalista argentina, demitida de televisão por ser contra o aborto

A jornalista argentina Amalia Granata foi afastada do programa televisivo “Todas las tardes” por ter questionado nas redes sociais a atitude incoerente dos que promovem o aborto, mas não exigem prevenção mais eficiente contra o câncer de mama. Fazendo menção ao lenço verde, símbolo das ativistas pró-aborto, Amalia postou: “O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres na Argentina. Não as vejo com o lenço verde exigindo do Estado mais prevenção e tomógrafos para as mais vulneráveis. #coerência #CuidemosDasDuasVidas”.

AMALIA GRANATA
Canal 9

A postagem foi propositalmente distorcida por militantes pró-aborto para parecer um gesto de insensibilidade para com a família de uma jovem recém-falecida por câncer de mama. Os diretores do canal Nueve usaram essa distorção como desculpa esfarrapada para demitir Amalia – fechando os olhos, no entanto, para as manifestações agressivas e ofensivas de outras apresentadoras e outros jornalistas contra os ativistas pró-vida.
Amalia Granata avisou, porém, com mais um tuíte: “Toda luta tem consequências… A minha custou o pão dos meus filhos. Não vou baixar os braços. Não vão me calar! Não me assustam. Pelo contrário, me dão mais forças #SalvemosAsDuasVidas #CuidemosDasDuasVidas”. Ela obteve massivo apoio nas redes sociais.

3 – Kovačić, da Croácia, dedica medalha da Copa a Santo Antônio de Pádua e Lisboa

Mateo Kovačić tem 24 anos, é jogador profissional de futebol, atua no meio campo, joga pelo Real Madrid, defende a seleção da Croácia, é vice-campeão do mundo e não tem nenhum receio de testemunhar abertamente ao mundo a sua fé católica. O jogador croata dedicou a medalha de prata nesta Copa de 2018 a Santo Antônio de Pádua e Lisboa, padroeiro da sua paróquia em Sesvete, cidade onde reside a sua família. Ao receber o prêmio, o jogador estava “enrolado” numa bandeira com a imagem do santo e da igreja, onde foi coroinha e conheceu a esposa, Isabel.

Mateo Kovačić bandeira
Mateo Kovačić - Twitter

Kovačić demonstra a sua fé abertamente nas redes sociais. Após a vitória na semifinal contra a Inglaterra, Kovačić havia postado uma foto da bandeira do seu país com um Cristo e uma imagem de Nossa Senhora, acrescentando uma frase em croata: “Obrigado, meu Deus”. Na Semana Santa do ano passado, tinha sido a vez de uma imagem da cruz com uma coroa de espinhos e o texto: “E Ele mesmo carregou os nossos pecados em seu corpo na cruz. Que todos tenham uma Páscoa abençoada”. O jogador também testemunha o seu hábito de oração: “Eu rezo antes de todos os jogos. Me dá força e inspiração para jogar e me ajuda a saber que tudo vai dar certo. Como qualquer pessoa normal, eu tenho as minhas feridas e fraquezas, e a oração e a fé me ajudam a superá-las”.

4 – Daniel Adjuto, apresentador do 2º telejornal mais visto do Brasil, faz questão de se mostrar católico

Enquanto a maioria dos seus colegas procura manter ou aparentar certa “neutralidade” no tocante às crenças pessoais, o jornalista brasiliense Daniel Adjuto, de 28 anos, promovido a apresentador do segundo telejornal mais visto no país, o “SBT Brasil”, compartilha frequentemente mensagens e imagens da sua fé católica, além de momentos de oração e atividades que realiza com outros amigos cristãos.

Daniel Adjuto Instagram
Daniel Adjuto / Instagram

Neste último 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, Daniel postou no seu Instagram a imagem de Maria com Jesus no colo e ambos com o santo escapulário na mão. E escreveu: “Nossa Senhora do Carmo, mãe do escapulário, rogai por nós! Feliz dia, mãezinha! #16dejulho”. Em maio, ao postar uma foto em que aparece na bancada do telejornal, o texto dizia: “Que as nossas vontades coincidam. Se não, que a Tua sempre prevaleça”. Ainda em maio, em referência ao Corpus Christi, a imagem postada foi a do Santíssimo Sacramento da Eucaristia exposto para adoração, com a mensagem: “Te chamam de Deus e de Senhor. Te chamam de Rei e de Salvador. E eu me atrevo a Te chamar de meu amor #corpuschristi”. Daniel Adjuto definiu assim a própria vida: “Por Ele tudo, sem ela nada“, em referência a Deus e a Nossa Senhora.

5 – Mbappé doa prêmio de R$ 1,9 milhão pela Copa a entidade que ajuda crianças

Kylian Mbappé, uma das maiores sensações da Copa do Mundo de 2018, vencedor do prêmio de jogador revelação do torneio e campeão mundial com a seleção da França, se mostrou goleador também na partida pela solidariedade: ele doou a soma dos seus prêmios no Mundial a uma instituição que ajuda crianças, a Premiers de Cordée. A entidade francesa oferece oportunidades de superação no campo esportivo para crianças que foram hospitalizadas ou que têm deficiências. Mbappé é um dos “embaixadores” da instituição.

KYLIAN MBAPPE
A.RICARDO I Shutterstock

Segundo a imprensa europeia, o jogador de 19 anos de idade teria embolsado em torno de 19 mil dólares por partida, mais um bônus de 310 mil dólares pela conquista do título. A doação, portanto, chegaria a cerca de 443 mil euros, o equivalente a 1,9 milhão de reais. O jovem craque declarou que não acha justo receber para defender o próprio país. Para ele, é melhor direcionar esse dinheiro a causas humanitárias. O craque foi além das palavras e praticou seu próprio conselho. Gol de Mbappé!

via Aleteia
COMPARTILHE

Comentários