Técnico Tite da seleção brasileira é devoto fervoroso de Nossa Senhora


Em 2002, a Seleção Brasileira conquistou o pentacampeonato mundial.



Foi, aliás, a última Copa vencida pela equipe canarinho, que fracassou nos três mundiais seguintes. Naquela oportunidade, o atacante Ronaldo, que havia acabado de se recuperar de uma grave lesão no joelho, fez nove gols na Copa, foi o artilheiro do torneio e ajudou o time levar o caneco, marcando inclusive os dois gols na final contra a Alemanha.




Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o 'Fenômeno', disse naquela oportunidade que dedicou a recuperação à Santa. E, depois, esteve na cidade, para agradecer.

Atualmente, inclusive, tem uma estátua do jogador no Museu de Cera Nossa Senhora Aparecida, na cidade da região, bastante visitada pelos turistas.

Depois disso,o Brasil não conseguiu mais ser campeão e muitos dos mais novos não sabem o que é ver uma festa pelo título de Copa.

E, em 2018, novamente se reacendem as esperanças. E, em mais um ano de Mundial, o apelo às superstições e religiosidade sempre ficam em alta.

MAIS DEVOÇÃO.

E, se depender do atual técnico da Seleção Brasileira, Tite, o torcedor também pode voltar a ter esperança. Assim como Ronaldo, o treinador é bastante devoto de Nossa Senhora e, tanto na Seleção quanto nos tempos de Corinthians, sempre fazia orações nos vestiários acendendo uma vela para uma imagem da Santa.

O ritual até já virou marca registrada do comandante, que sempre tenta demonstrar calma e bastante equilíbrio emocional, talvez até por conta de sua forte espiritualidade.

Ainda não existe nenhum registro da passagem de Tite pela Basílica de Aparecida ao longo dos anos. Mas, quando o Corinthians foi campeão brasileiro em 2015, ele percorreu 22 quilômetro à pé até o Santuário de Caravaggio, no Rio Grande do Sul, sua terra natal, para agradecer pela conquista do Timão.

A corrente, os amuletos e adornos ligados à Nossa Senhora sempre acompanham o treinador, que mesmo sem visitar a cidade da região já está intimamente ligado à Basílica Nacional por conta de sua religiosidade.

Para os torcedores mais supersticiosos, a devoção de Tite pode ser um bom sinal de que o time vai brigar pelo hexacampeonato.

A Seleção Brasileira vai estrear na Copa do Mundo contra a Suíça, no dia 17 de junho, a partir das 15h. No Grupo E, a equipe de Tite ainda vai enfrentar a Costa Rica e a Sérvia na primeira fase, onde os dois primeiros colocados garante vaga para as oitavas de final.

HISTÓRIA.

Aliás, a história de Nossa Senhora Aparecida parece sempre fazer parte também da história da Seleção Brasileira de futebol. Na final da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, a equipe então comandada pelo técnico Vicente Feola foi à final contra os donos da casa, que tinham um uniforme amarelo com calção azul, exatamente como o Brasil.

Então, como visitante, a equipe canarinho teve, pela primeira vez, que jogar de azul, já que os donos da casa não abriam mão do uniforme principal. Aos jogadores, os dirigentes disseram que o azul era uma forma de homenagear o manto sagrado da Santa. Afinal, se jogaram todo o torneio de amarelo e fosse de azul par a decisão, poderia parecer um sinal ruim. Ao menos esse era o pensamento de boa parte dos jogadores na época. Não dava mesmo para querer arriscar.

Assim, membros da comissão técnica foram ao comércio local e compraram camisas azuis e fixaram o logo da CBD. Os atletas 'abraçaram a causa' e o final todo mundo já conhece: o Brasil goleou a Suécia por 5 a 2 e conquistou um título de Copa do Mundo pela primeira vez na história. Aliás, em 2018 se completam 60 anos desta primeira façanha canarinha.

Se o hexacampeonato vier na Copa da Rússia, já existe a grande expectativa de que Tite venha à região para agradecer. Isso se ele não aparecer por lá antes do Mundial, quem sabe, para pedir proteção à Santa, a quem vem sendo devoto ao longo desses anos todos.

COMPARTILHE

Comentários