Significado e simbolismo de Nossa Senhora Auxiliadora


Nossa Senhora Auxiliadora ou Maria Auxiliadora é um título da Virgem Maria instituído pelo Papa Pio V, em 1571 após a incrível vitória dos cristãos sobre o poderoso exército muçulmano no Estreito de Lepanto. 




Os cristãos jejuaram e rezaram o Rosário durante três dias antes da batalha. O Papa Pio V fez o mesmo em Roma, junto com milhares de fiéis. No dia da batalha, os muçulmanos viram sobre seus navios a imagem de uma Senhora poderosa e iluminada. A imagem aterrorizou os invasores e estes perderam a batalha. 

Em agradecimento, o Papa instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Mais tarde, Dom Bosco foi o maior devoto e divulgador desta devoção mariana. A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi confeccionada conforma a descrição dos muçulmanos presos. Ela é rica em símbolos e significados. 

Vamos conhece-los.




A coroa de Nossa Senhora Auxiliadora
A coroa de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza sua realeza. Ela é Rainha por vontade de Deus. Além disso, ela é mãe. Por isso, ela tem poder para defender seus filhos daquilo que possa vir a destruir o maior bem que é possível receber: a salvação de Nosso senhor Jesus Cristo.

O manto azul de Nossa Senhora Auxiliadora

O manto azul de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza sua origem celestial. Simboliza também a verdade. Muitos dos muçulmanos que viram a Senhora sobre os navios se converteram, percebendo que a fé cristã é verdadeira e provém do céu.

A túnica vermelha de Nossa Senhora Auxiliadora

A túnica vermelha de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza o sangue de Cristo, bem como sua paixão e morte. E é pelos p merecimentos do sangue de Jesus que Maria tem o poder da intercessão e do auxílio aos cristãos. O sangue de Cristo não foi derramado em vão e defenderá os cristãos até o fim.

O cetro na mão direita de Maria Auxiliadora

O cetro na mão direita de Maria Auxiliadora é símbolo do poder real. Estando na mão direita significa que este "poder de intercessão" da Mãe, está sendo usado em nosso favor, como o foi no dia da batalha de Lepanto. A cruz na extremidade superior do cetro significa que o poder de Maria não provém dela, mas sim da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Confiemos no poder de intercessão nossa Mãe, Rainha e Auxiliadora.

A coroa do Menino Jesus

A coroa do Menino Jesus simboliza também sua realeza. É a realeza da bondade, da misericórdia, do amor e do perdão. Mas, também, de defesa dos fiéis contra o mal.

A túnica amarela do Menino Jesus

A túnica amarela do Menino Jesus simboliza a luz e a divindade. Sendo Deus, este "Menino" é fonte de luz. É ele quem vem nos trazer a luz da verdade e do Deus verdadeiro.

O manto vermelho do Menino Jesus

O manto vermelho do Menino Jesus é um anuncio de sua Paixão, que se repete todos os dias no sacrifício da santa missa. O vermelho simboliza o sangue e o sofrimento de Jesus Cristo, que salvarão a humanidade.

Protetora dos lares

Nos tempos de paz, os cristãos passaram a invocar Nossa senhora Auxiliadora nas dificuldades do lar, da família, nos problemas familiares, nas catástrofes e nas tragédias. Como milhares de pessoas testemunharam (e testemunham!) as graças alcançadas, Nossa Senhor Auxiliadora passou a ser considerada como a Protetora do lar.

Oração a Nossa Senhora auxiliadora

"Santíssima Virgem Maria, a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos. Nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso. Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz. Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada. Amém."

via Cruz da Terra Santa

COMPARTILHE

Comentários