Católicos testemunham com contundência graças alcançadas pela intercessão de Santo Expedito


Fiéis de diversas partes do Brasil se direcionaram para Santo Expedito (SP) para demonstrar gratidão às graças alcançadas e também realizar pedidos urgentes, casos pelos quais o santo que dá nome à cidade intercede. 



O município, que tem pouco mais de três mil habitantes, deverá receber durante esta quinta-feira (19), dia dedicado ao padroeiro, cerca de 30 mil pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar. 

A programação religiosa e festiva continua até o dia 5 de maio. Confira os eventos no link.




Entre os fiéis está a funcionária pública aposentada Dirce Gonçalves Lopes, de 73 anos, moradora de Mirante do Paranapanema. Ela relatou que muitas graças já foram alcançadas por meio de Santo Expedito, porém, tem uma "especial" que ela compartilhou com a reportagem.

LEIA TAMBÉM: [A Poderosa Oração a Santo Expedito]


“Meu filho sofreu acidente gravíssimo aqui na estrada de Presidente Prudente e os médicos falaram que não teria retorno a vida dele. Ele teve hemorragia cerebral e ficou 50 dias no hospital. Mas segunda-feira da semana passada ele chegou em casa, está normal, a cabeça dele já está normal quase de tudo. Então, foi uma grande graça que recebei. E eu estava fazendo a novena durante os 50 dias em que ele ficou no hospital e estou fazendo até hoje, porque eu sei que meu filho vai ficar bom”, relatou.

Para Dirce, a sensação de estar na cidade é de alegria. "Sinto-me muito feliz, porque acredito que Santo Expedito intercede pela gente, é só você pedir com fé”, revelou.

O dia 19 de abril também foi marcado para Dirce pela morte do esposo. “Hoje faz 20 anos que perdi meu marido. Foi no dia de Santo Expedito”, contou.

LEIA TAMBÉM: [Oração da chave de Santo Expedito]

A aposentada Maria Aparecida Melo de Freitas saiu de Jardim Olinda (PR) para ir a Santo Expedito devido à sua fé. "Eu fiz uma devoção com ele e, durante o tempo de vida que eu tiver, venho a Santo Expedito para pagar minha promessa", disse. "Eu fiz uma promessa, que eu não estava conseguindo fazer a aposentadoria. Fiz voto pra Santo Expedito e, graças a Deus, eu fui atendida, hoje estou aposentada", contou. "Tenho muita fé nele [Santo Expedito]", salientou ainda.


Também aposentada, Maria Aparecida de Souza Silva, de Terra Rica (PR), foi à cidade pela segunda vez movida pela sua fé e contou que já teve graças alcançadas por intermédio de Santo Expedito. "Eu estava com uma enfermidade no meu corpo, pedi para ele e ele me ajudou, e estou aqui hoje agradecendo". Ela falou que sofria com reumatismo, lupus e problema de coluna. 

O pedido foi feito no ano passado e, ao ser atendida, Maria afirmou que se sente "muito feliz". "Agradeço todos os dias e estou aqui para agradecer ainda mais", declarou. "Se eu estiver viva no ano que vem, estarei aqui", acrescentou.


'Método do coração'

Também está na cidade para participar da programação o padre e cantor missionário Frei Zeca, de 53 anos. “O que a gente vê aqui é a pura manifestação da fé de um povo que é provado duramente no dia a dia. São pessoas que vêm para agradecer porque receberam graças e querem agradecer a Deus e a Santo Expedito, claro, por ser esse elo de intercessão. Mas é um povo que dá graças a Deus em procissão, em romaria, buscando aqui na capital da fé agradecer a Deus pela sua mão no ombro de cada pessoa e pelo amor pelo seu povo", declarou.

LEIA TAMBÉM: [História de Santo Expedito]

"A vida de um cristão é movida pela fé, evidentemente, e a compreensão mais forte que a gente deve ter é de que a graça é sempre um dom de Deus. Na verdade, não se pode atribuir a graça ao milagre, ao impossível, a algum santo ou santa, é sempre atribuída a Deus, porque sempre vem de Deus, mas o santo de devoção sempre é colocado dentro dessa fé como um intercessor, como alguém a quem o fiel intercede com toda fé, mas sempre acreditando que a graça é de Deus", explicou o religioso.

"Por isso, os agradecimentos e os louvores são primeiramente dirigidos a Deus. E Santo Expedito é este santo de um apelo de urgência na vida dos nossos cristãos, na vida do nosso povo fiel, e Santo Expedito tem gozado cada vez mais dessa devoção que a gente vê de uma forma mais crescente”, disse o padre.

LEIA TAMBÉM: [19 de abril: dia de Santo Expedito – dia de pedir ajuda!]


O padre e cantor ainda colocou que “o amor de Deus é sempre transformador, restaurador e revitalizador”. “Então, é essa devoção bonita que a gente vê: romeiros pelas estradas, cavaleiros e o povo de Deus como um todo vivendo a sua fé debaixo de um sol ou diante das duras provas da vida, mas sempre colocando Deus como centro da sua existência e tendo em Santo Expedito, de fato, um exemplo que canaliza a fé do povo pro nosso Deus", explicou.




Para o frei, os pedidos são feitos a Santo Expedito com o "método do coração". "E o coração, como assim se diz, como a gente acredita, é o centro de Deus, vem da nossa alma, no nosso mais sagrado onde Deus nos habita e tudo parte daí. A gente fala do coração, porque entende que o coração simboliza esse centralismo todo da presença de Deus em nossa vida. Então, na verdade, a prece de um devoto, existem as preces formuladas já que as pessoas rezam e proclamam, mas, sobretudo, a prece mais genuína é aquela que nasce do coração tendo como ponto de partida exatamente a fé, que move não só os passos, mas esse interior de cada fiel, que é a morada sagrada de Deus", finalizou.





via G1

COMPARTILHE

Comentários