5 fatos surpreendentes sobre os anjos da guarda


Devemos muito aos nossos Anjos da Guarda, que na maioria das vezes nos guardam e nos protegem sem o nosso conhecimento “Vede que não desprezeis nenhum destes pequeninos; porque eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sempre a face de meu Pai que está nos céus” (Mateus 18:10).




2 de outubro é observado na Igreja Católica como a festa dos Santos Anjos da Guarda. Em 1670, o Papa Clemente X estabeleceu este dia no calendário universal como um dia para honrar os anjos que nos protegem a cada dia.



Enquanto a maior parte da atenção é dada hoje aos anjos da guarda, é uma tradição na Igreja (ensinada por teólogos como São Tomás de Aquino) que todos os países, cidades, dioceses e paróquias têm o seu próprio Anjo da Guarda.

São criaturas fascinantes de Deus, envoltas em grande mistério. Na ocasião, os jornais relatam milagres quando alguém é salvo de um acidente por uma figura misteriosa, muitas vezes nunca mais vista.

Devemos muito aos nossos Anjos da Guarda, que na maioria das vezes nos protegem e protegem sem o nosso conhecimento. Eles intervêm silenciosamente, cumprindo sua tarefa com a maior humildade possível.

Para nos ajudar a apreciar esses “ajudantes celestes”, aqui estão 5 fatos surpreendentes sobre nossos Anjos da Guarda:

1) Cada pessoa no mundo tem um Anjo da Guarda (seja cristão ou não)

Acredita-se por teólogos e confirma-se no YOUCAT que "cada pessoa recebe de Deus um anjo da guarda" (n. 55). Isto é consistente com a Sagrada Escritura, os ensinamentos de São Tomás de Aquino, Basílio e Jerônimo, bem como experiências de não-cristãos que acreditam ter sido ajudados por um Anjo da Guarda.

Mike Aquilina escreve sobre tal experiência de um amigo que ele conhecia em seu livro Anjos de Deus:

“Um amigo meu, um notável filósofo treinado em Harvard, era incrédulo quando jovem. Um dia ele estava nadando no oceano, e a ressaca varreu-o. Ele sabia que estava se afogando, sem esperança de resgate, quando de repente um braço forte o agarrou e rebocou para a praia. Seu salvador era um cara grande e musculoso. Quando meu amigo cuspido tentou agradecê-lo, o cara riu dele e depois desapareceu. Isso marcou um marco no caminho do meu amigo para a conversão. ”

A Igreja então nos desencoraja de nomear nossos Anjos da Guarda, pois podemos receber um nome em oração, mas pode não ser divinamente inspirado. Pode ser influenciado pelo diabo ou por nossos próprios pensamentos humanos. Nós temos apenas três nomes de anjos confirmados nas Escrituras e assim qualquer outro nome que recebemos é difícil de confirmar como inspirado por Deus.

2) Anjos da Guarda são nomeados no começo da vida

Como o Catecismo explica: “Desde o seu começo até a morte, a vida humana é cercada por seu cuidado vigilante e intercessão” (CCC 336). Essa afirmação leva alguns a acreditar (Santo Anselmo, por exemplo) que os anjos são designados no exato momento da união do corpo e da alma no útero. Se for verdade (não é dogmaticamente declarado e está, portanto, em debate), segue-se que as mulheres que estão grávidas têm dois Anjos da Guarda cuidando deles e de seus filhos.

3) Os anjos da guarda têm nomes, mas Deus lhes dá esses nomes

A Igreja Católica nos instruiu que,

“A prática de designar nomes aos Santos Anjos deve ser desencorajada, exceto nos casos de Gabriel, Rafael e Miguel cujos nomes estão contidos na Sagrada Escritura.” (Congregação do Culto Divino e dos Sacramentos, O Diretório da Piedade Popular, n. 217, 2001)

O raciocínio por trás disso é que um nome contém uma certa quantidade de autoridade sobre outra pessoa. Se eu souber seu nome, posso ligar para você sempre que quiser e sentir uma certa autoridade sobre você. Nós não temos autoridade sobre nossos Anjos da Guarda. Eles só se reportam a um comandante: o próprio Deus. Podemos pedir ajuda ou ajuda, mas não devemos nos sentir como se estivéssemos à nossa disposição.

A Igreja então nos desencoraja de nomear nossos Anjos da Guarda, pois podemos receber um nome em oração, mas pode não ser divinamente inspirado. Pode ser influenciado pelo diabo ou por nossos próprios pensamentos humanos. Nós temos apenas três nomes de anjos confirmados nas Escrituras e assim qualquer outro nome que recebemos é difícil de confirmar como inspirado por Deus.

4) Nós não nos tornamos anjos da guarda quando morremos

Ao contrário da crença popular, não há como nos transformar em um anjo após a morte. Quando morremos, podemos estar separados de nossos corpos por um momento, mas nos reuniremos com eles no final dos tempos. Nós não nos tornamos um anjo enquanto esperamos. Todos os Anjos da Guarda foram criados no início dos tempos em um único momento da criação.

Lembre-se das palavras de Deus ao profeta Jeremias: “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes de nasceres te consagrei” (Jeremias 1: 5).

Deus tinha um Anjo da Guarda em mente para você quando criou o mundo.

5) Anjos da Guarda estão aqui para nos ajudar

O Catecismo descreve um Anjo da Guarda como um “pastor” que deve nos proteger e nos levar à vida eterna. Seu principal objetivo é nos ajudar a chegar ao céu, e somos encorajados a orar diariamente a eles, pedindo sua ajuda em todas as necessidades.

A Igreja oferece uma excelente oração que pode ser rezada pelos jovens e pelos idosos:

Anjo de Deus meu tutor querido para quem o amor de Deus me compromete aqui, sempre neste dia, estar ao meu lado para iluminar e vigiar, governar e guiar. Amém! 

Artigo originalmente publicado por VCatholic, traduzida e adaptada ao português por Nossa Senhora cuida de mim.

COMPARTILHE

Comentários

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário