Está estátua da Virgem Maria é mais alta que o Cristo Redentor


Esta representação da Virgem é maior que a estátua monolítica de Jesus no Rio de Janeiro e o Cristo da Paz em Cochabamba, na Bolívia.



Com 49 metros de altura, a Virgem da cidade de Oruro, localizada no topo de uma montanha de 12 mil metros ao sul de La Paz, na Bolívia, vigia os habitantes da região. É 22 metros mais alto do que a estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Conhecida como a Virgen de la Candelaria ou Virgen del Socavón, é particularmente venerada pelos mineiros bolivianos que pedem à mãe de Deus que a riqueza mineral da região não se esgote.

Uma devoção reconhecida pela UNESCO

Um festival é realizado no dia 2 de fevereiro, durante o carnaval de Oruro - o maior evento cultural do ano - no santuário dedicado à Virgem. Diz a lenda que em 1789, um afresco da Virgem Maria apareceu milagrosamente em um dos poços da mais rica mina de prata de Oruro. Desde então, a cada ano os fiéis fantasiados viajam cinco quilômetros, dançando, cantando e ajoelhando-se diante da imagem da Virgem colocada no santuário. Essa devoção é tão forte que o carnaval de Oruro foi nomeado para a lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO, em 2008.



Uma estátua monumental

O afeto do povo pela Virgem é tal que as autoridades decidiram construir, em 2009, uma gigantesca estátua para refletir o tamanho de sua veneração. Nada menos do que 110 operários trabalharam nesse “monumento”, cuja altura é igual à de um prédio de nove andares. Uma lua a seus pés, a Virgem segura o Menino Jesus em sua mão esquerda enquanto em sua mão direita, ela carrega uma vela. A estrutura foi projetada para suportar movimentos sísmicos, e pára-raios e luzes de segurança foram instalados para aeronaves e helicópteros.



No piso térreo da estátua da Virgem é uma capela onde os fiéis podem rezar. Enquanto sobem os pisos, os visitantes podem admirar a cidade através de uma impressionante vista panorâmica, e essa visão é ainda mais espetacular nos últimos andares: as 140 estrelas do manto da Virgem, que servem como janelas, oferecem uma vista deslumbrante. Até hoje, a Virgem de Oruro continua sendo o monumento religioso mais alto da América Latina.

Artigo originalmente publicado por VCathollic, traduzida e adaptada ao português por Nossa Senhora cuida de mim.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários