Ave Maria é cantada no casamento do youtuber protestante Whindersson Nunes


Luísa Sonza, de 19 anos, e Whindersson Nunes, de 23 anos, se casaram na tarde desta quarta-feira (28), na Capela dos Milagres, localizada na Rota Ecológica dos Milagres, à cerca de 99 km de Maceió, capital de Alagoas.



A Capela dos Milagres fica na Praia do Marceneiro, em São Miguel, e tem uma estrutura especial para a realização de casamentos, literalmente, pé na areia.

LEIA TAMBÉM: [Falta de dinheiro para cerimônia não é desculpa para não casar na Igreja]
Protestante, Whindersson Nunes admitiu que a maioria da sua família é católica, numa entrevista. A sua esposa, ao que tudo indica, foi a responsável por inserir a Ave Maria na celebração ecumênica. 

LEIA TAMBÉM: [Posso batizar meu filho não sendo casado na Igreja Católica?]


O que diz a Igreja sobre casamentos mistos?
1) É possível realizar-se um casamento misto entre uma pessoa católica e outra batizada, mas pertencente a uma denominação cristã não católica, desde que a parte católica peça dispensa do impedimento à autoridade diocesana, a qual pedirá ao interessado que preencha algumas condições definidas pelo Código de Direito Canônico nos termos seguintes:

LEIA TAMBÉM: [Polêmico verbo 'casar': afinal, o Papa Francisco casou ou não casou?]
Cân. 1125 – O Ordinário local pode conceder essa licença, se houver causa justa e razoável; não a conceda, porém, se não se verificarem as condições seguintes:
1ª – a parte católica declare estar preparada para afastar os perigos de defecção da fé, e prometa sinceramente fazer todo o possível a fim de que toda a prole seja batizada e educada na Igreja católica;
2ª – informe-se tempestivamente, desses compromissos da parte católica à outra parte, de tal modo que conste estar esta verdadeiramente consciente do compromisso e da obrigação da parte católica;
3ª – ambas as partes sejam instruídas a respeito dos fins e propriedades essenciais do matrimônio, que nenhum dos contraentes pode excluir.cpa_problemas_no_casamento_1ed_1


2) A Igreja Católica não faz casamentos “ecumênicos”, pois protestantismo não tem o matrimônio como sacramento. O que se pode é realizar a cerimônia do casamento católico, na presença do pastor protestante, que fará no final sua oração pelos nubentes. Muito menos se pode pensar em fazer duas cerimônias: uma na igreja católica e outra no templo protestante, pois isto redundaria em relativismo do sacramento católico. 

LEIA TAMBÉM: [Ele se afastou da fé, casou, separou, viveu a vida louca e, neste mês, foi ordenado padre]
3) Os casamentos mistos não são desejáveis nem para o protestantismo nem para o catolicismo pois, se não há a mesma fé nos dois cônjuges, falta um poderoso elemento consolidador da estrutura matrimonial. A fé oferece uma cosmovisão ou uma escala de valores que tem importância capital no desempenho da vida de cada um dos cônjuges, especialmente nas horas difíceis. Em tais casos a prática religiosa, em vez de se unir, divide o casal, pois, se cada qual é fiel ao seu Credo, cada qual frequenta a sua igreja. Mais: os filhos, ao verem o comportamento religioso dos pais, se tornam indiferentes em relação à Religião, pois veem nela um fator de divisão, a menos que um dos cônjuges renuncie às suas crenças – o que pode causar crise e mal-estar no indivíduo apóstata.
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários