Quando devo montar a árvore de Natal?

imagem da árvore de Natal

Veja o que diz a tradição cristã.

Hoje ela é rodeada de presentes, e majestosamente enfeitada com bolas e guirlandas luminosas. Mas nem sempre foi assim. Antigamente, a árvore de Natal era decorada com frutas, flores e doces.



A tradição surgiu na França do século XVI, quando só havia permissão para cortar árvores a partir do dia 21 de dezembro. As pessoas, então, deixavam as árvores em suas casas até 24 de dezembro. Depois, a tradição foi mudando. Atualmente, algumas pessoas montam a decoração uma ou duas semanas antes do Natal para conservá-la bem até a noite natalina. Mas há também os que seguem a tradição cristã e tomam o calendário do Advento como referência.
No começo do Advento
Segundo a tradição cristã, é costume decorar a árvore de Natal a partir do primeiro domingo do Advento (que este ano de 2023 cai no dia 03 de dezembro) e desmontá-la na Epifania, que é celebrada em 6 de janeiro.
Realmente, se a árvore está lá para decorar e dar um ar mais caloroso ao interior da casa, tem tudo a ver permanecer lá para acompanhar este período de espera pelo nascimento de Cristo.
Já a tradição ortodoxa diz que a árvore deve ser preparada no dia 6 de dezembro – dia de São Nicolau.
Duas semanas antes do Natal
Se você escolher uma árvore artificial, não há nenhum problema em montá-la um mês antes. Mas a coisa muda de figura se ela for natural. Se você for usar o autêntico pinheiro de Natal, recomenda-se adquiri-lo duas semanas antes do dia 25 de dezembro, para que ele fique bem conservado e bonito para o “dia D”.
Aproveitar as ofertas
Por fim, fugindo dos critérios da tradição cristã e da conservação do pinheiro, você pode levar em conta outro detalhe: as árvores decorativas têm preços mais baixos perto do Natal, inclusive no dia anterior, pois as lojas querem zerar os estoques.
Assim, nada impede que você aproveite um pouco mais da decoração mesmo depois da Noite Feliz.

via Aleteia

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários