Por que o diabo odeia a Santíssima Virgem Maria tanto (e por que você deveria amá-la)


Satanás odeia a Santíssima Virgem Maria. Na verdade, ele tem feito tudo o que estiver ao seu alcance para desencorajar a devoção a ela e incutir o ódio por ela por dois milênios. Você já notou que são dogmas marianos e devoções que agitam as mais fortes reações naqueles que rejeitam a Igreja? Até mesmo alguns bons católicos estão envergonhados pela devoção a Nossa Senhora, e eles acham que não devemos ser tão extremos em nossa veneração dela.



Talvez você também tenha se perguntado por que a Igreja segura a Virgem Imaculada com tanta consideração. Talvez você se pergunte por que Deus escolheu usá-la na obra da redenção. Hoje, eu gostaria de dar uma olhada em por que o diabo odeia muito a Mãe bem-aventurada e por que devemos ser seus devotos cavaleiros.

Ela vai esmagar a cabeça da serpente

A cena é o jardim do Éden. Os personagens são Deus, a serpente, Adão e Eva. O diabo está sorrindo em triunfo. Ele apenas enganou Eva, e através dela, Adão. Oh, ele está orgulhoso de si mesmo. Você quase pode sentir o orgulho demoníaco na destruição, pois ele tem prejudicado o trabalho da criação de Deus e arrastou os seres humanos - para quem Deus tem um amor especial - na morte e na miséria.

Deus apareceu na cena para limpar a bagunça, declarando a trágica maldição que surgiu do pecado, mas também proclamar o protoevangelium, a primeira sugestão do Evangelho e a destruição do diabo.

Deus começa a se dirigir a Satanás, dizendo-lhe que vai comer terra pelo resto de seus dias. Então ele revela algo que faz Satanás se encolher de horror - sua derrota final virá nas mãos de uma mulher.

E estabelecerei uma disputa entre ti e a mulher, entre a tua prole e a dela; ela deve esmagar sua cabeça, enquanto você está de emboscada em seus calcanhares (Gênesis 3:15, Knox).

Agora, os estudiosos argumentam sobre se o pronome é ou não masculino ou feminino na frase: "Ela deve esmagar sua cabeça" - isto é, se se refere à Virgem Maria ou a Jesus Cristo. Mas eu vou deixar você entrar em um pequeno segredo: não importa. Você vê, Jesus vai esmagar Satanás através de Maria. Ela é o instrumento que Jesus exercerá quando destruir seu antigo inimigo.

Com isso em mente, é tão legítimo dizer, "ele vai esmagar sua cabeça", como é para dizer, "ela vai esmagar sua cabeça." É como dizer a um assaltante armado: "Mais um passo e eu vou atirar em você "e" Mais um passo e o meu .44 magnum irá explodir você ". Ambos são declarações verdadeiras.

Então, por que ser derrotado por Maria sofre muito o diabo? Por que Deus quer usar Maria para derrotar Satanás? Eu vou explicar.

"Ele colocou o poderoso de seu assento ..."

O diabo odeia, quero dizer, aborrece o fato de que sua derrota final virá nas mãos de uma humilde serva. De certa forma, seu coração orgulhoso poderia lidar com ser derrotado pelo próprio Deus, porque ele é todo-poderoso e onipotente. Mas sendo esmagado por uma pequena Senhora de Nazaré? O pensamento é absolutamente humilhante. Isso o deixa louco. Pois, se há uma coisa, a criatura mais orgulhosa em toda a criação odeia, está sendo humilhada.



Satanás encontra sua derrota pela Virgem Maria humilhante porque ela é mulher, e as mulheres são o sexo mais fraco (1 Pedro 3: 7), e ele despreza a fraqueza. Ele não ama nada além de ver as mulheres abusadas, degradadas e objetivadas. Sem mencionar que Nossa Senhora é humana e Satanás odeia humanos porque temos corpos, e ele é um espírito puro que pensa que os corpos são nojentos. Mas há outra razão, mais profunda, que Satanás odeia ser derrotado por Maria: ela é sua substituição no céu.

Você vê, Lucifer foi originalmente a melhor conquista de Deus. Ele era mais bonito, mais poderoso que todas as outras criaturas que Deus criou. E, como todos sabemos, foi à sua cabeça. Ele era tão lindo, tão poderoso que ele realmente pensava que poderia ser melhor do que Deus. As marcas definidoras de Satanás são orgulho e inveja do Todo-Poderoso.

E quais são as características definidoras de nossa senhora? Em primeiro lugar, ela é extremamente humilde. Na verdade, ela é a criatura mais humilde que já existiu. Por cada gota de orgulho que o diabo tem, Maria tem duas vezes mais humildade. Por cada gota de inveja cheia de ódio e amarga no coração negro de Satanás, o coração de Maria está cheio de duas vezes mais louvor, adoração e amor.

Por cada fragmento de depravação entortada e destrutiva na alma do diabo, o coração de Maria está cheio de mais pureza e fecundidade. E por graça, Deus a criou a criatura mais requintada e gloriosa em todo o universo - o título que o demônio costumava reivindicar.

Em todos os sentidos, a Imaculada é o oposto polar de Satanás. Em todos os sentidos, ela é sua substituição, e ele sabe disso. Esta Divina troca de Maria por Satanás é revelada no hino de louvor de nossa senhora, o Magnificat.

Minha alma magnifica o Senhor; meu espírito encontrou alegria em Deus, quem é meu Salvador, porque ele olhou graciosamente sobre a humildade de sua serva. Eis que, a partir deste dia, todas as gerações me contarão abençoado; porque aquele que é poderoso, aquele cujo nome é santo, forjou para mim suas maravilhas.

Ele tem piedade de quem teme, de geração em geração; ele fez valentemente com a força de seu braço, desviando o orgulho com a presunção de seus corações; Ele derrubou o poderoso do seu assento, e exaltou o humilde; ele encheu a fome de coisas boas, e enviou o rico de mãos vazias.

Ele protegeu seu servo Israel, mantendo seu design misericordioso em memória, de acordo com a promessa que fez aos nossos antepassados, Abraão e sua posteridade para sempre. 

No Magnificat, vemos o papel de Maria na salvação resumido lindamente:

A humildade de Maria - "ele olhou com gratidão sobre a humildade de sua serva". A maravilhosa obra de graça de Deus nela: "Porque aquele que é poderoso, aquele que o nome é santo, forjou para mim suas maravilhas". Deus expulsou de Satanás: "Dirigindo o orgulhoso desviado com a presunção de seus corações, ele derrubou o poderoso do assento". Sua exaltação de Maria no lugar de Satanás: "Ele ... exaltou o humilde".

O pior de tudo para Satanás, o seu substituto no céu não é senão a mãe do Verbo Eterno, Jesus Cristo, cuja paixão e morte redimiram a própria humanidade que ele trabalhou tão difícil de destruir. Ela sim a Deus desfez a desobediência de Eva, preparando o caminho para a obra salvadora do Novo Adão. A própria fraqueza de Eva que Satanás tão desprezado foi substituída pela humilde obediência de Maria, uma obediência à vontade de Deus que a fez poderosa além dos limites.

Este é o plano divino para a derrota de seu inimigo. Esta é a humilhação de Satanás e sua desgraça.

Hasta la vista, Satan

No caso de você não ter percebido isso, Satanás o odeia. Sua inveja amarga o inspira a destruir a criação de Deus, para arrastá-la para o abismo do inferno. Ele não amaria nada mais para você, portador da imagem de Deus, para se juntar a ele nas chamas eternas do lago de fogo, pois a miséria ama a companhia.

Mas não tenha medo. A antiga serpente é impotente contra a Virgem Imaculada, pois no plano de Deus, ela é o instrumento que Jesus usará para humilhar e derrubá-lo. Você quer esmagar a cabeça do diabo em sua vida? Você quer fazê-lo com segurança através de provações, tentações e tempestades para nosso lar eterno? A resposta é simples: ligue para Mary. Ama-a, seja seu devoto servo. Seja seu cavaleiro, seu defensor, seu apóstolo. Consagra-te totalmente e completamente - pois nada que pertence a ela será perdido. Como disse São João Damasceno tão lindamente: "Ser devotado a ti, ó santa Virgem, é um braço de salvação que Deus dá aos que Ele deseja salvar".


Satanás está em fúria, causando tanto estragos quanto ele pode, porque ele sabe que seu tempo está acabando. Ele tem medo e ele está com raiva, pois ele sabe que um dia em breve, ele será esmagado pela mulher que faz tremer seu coração, a mulher que "olha como o amanhecer, justo como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército com bandeiras "(Canção de Salomão 6:10).

Oração

Majestosa Rainha do Céu e amante dos anjos, você recebeu de Deus o poder e a comissão para esmagar a cabeça de Satanás; Por isso, humildemente te suplicamos, envia as legiões do céu, que, sob o teu mandamento, eles podem procurar todos os espíritos malignos, engajá-los em todos os lugares da batalha, conter sua insolência, e atirá-los de volta ao poço do inferno. "Quem é como Deus?"

Ó Mãe boa e macia, serás a nossa esperança e o objeto de nosso amor. Ó Mãe de Deus, envie os santos Anjos para me defender e afastar-me do inimigo cruel. Santos Anjos e Arcanjos, nos defende e nos guarde.

Artigo originalmente publicada por Catholic Digestt, traduzida e adaptada ao português por Nossa Senhora cuida de mim.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários