Em Ourinhos, imagem da Virgem Aparecida encontrada intacta após incêndio atrai devotos


O encontro de uma imagem intacta de Nossa Senhora após um grande incêndio virou uma história de fé para moradores de Ourinhos (SP). Nossa Senhora do Vagão Queimado, como Aparecida é clamada na cidade do interior de São Paulo, ficou conhecida assim após um acidente com um trem e um caminhão incendiados. Os bombeiros levaram sete horas para conter o incêndio.




A história é retratada no livro do historiador Maurício de Aquino, o ‘História e Devoção - a Construção Social do Culto à Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado de Ourinhos’. O acidente foi no dia 31 de julho de 1954, quando um caminhão-tanque e um trem bateram. No acidente, três pessoas morreram e outras centenas ficaram feridas.

O acidente gerou um incêndio que marcou a história da cidade. Isso porque oito vagões do trem estavam carregados de combustível. O autor do livro relata que o incêndio se alastrou em uma área próxima de indústrias e foram horas analisando como conter as chamas pois havia risco de explosão.




“A história conta que, além do risco para a indústria, os moradores da região próxima ao acidente temiam que as casas fossem consumidas pelas chamas. Com isso, foi feita uma grande campanha de oração por uma mudança no tempo que ajudasse a conter o fogo”, contou Aquino.





Algumas horas depois do acidente um vento atípico levou as chamas na direção contrária do polo industrial, permitindo que os bombeiros se aproximassem da área . Foram sete horas de combate. O incêndio histórico foi registrado por grandes jornais e publicações locais.



A relação da história com a devoção aconteceu quando um bombeiro, depois de contido o fogo, entrou em um vagão que seria de carga e encontrou uma caixa branca com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida intacta. Os moradores atribuíram à santa o milagre que evitou um acidente maior.

O pesquisador explica que, a partir do encontro, foi criada uma campanha popular entre os cristãos, apelidando a santa como ‘do vagão queimado’. A invocação, como é nomeada pela igreja, foi oficializada em 1998.


Resgate da imagem

“Antes de oficializar a invocação, a igreja buscou a imagem da santa, que apesar de ter levantado a devoção, se perdeu entre os fieis da cidade. Com uma publicação no jornal, a paróquia da cidade levou cerca de um ano até encontrar a dona da imagem que permaneceu intacta nas chamas e recebeu a doação”, conta o historiador.



A paróquia dedicada à santa fica a cerca de 2 quilômetros do local do acidente. A imagem, a caixa onde foi encontrada e o lenço que a envolvia estão preservadas no local.

Via G1
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários