Estudo comprova que quem tem amigos é mais feliz

Será que a amizade é mesmo capaz de nos fazer mais felizes do que ter um bom emprego, ser feliz na carreira ou conseguir aquela tão almejada segurança financeira? A resposta é SIM!


A gente sabe que os amigos são a família que escolhemos ter, e que estar perto deles nos faz mais felizes e completos. Essa é uma das coisas que aprendemos sem que ninguém precise nos dizer – nós apenas sentimos que estar cercados daquelas pessoas tão especiais nos dá uma sensação de que a vida vale mesmo a pena.
Mas será que a amizade é mesmo capaz de nos fazer mais felizes do que ter um bom emprego, ser feliz na carreira ou conseguir aquela tão almejada segurança financeira? A resposta é SIM!
Uma pesquisa feita na Universidade de Harvard, em Boston, investigou durante 75 anos (isso mesmo, você não leu errado) qual o segredo da felicidade. O estudo foi feito com mais de 700 pessoas divididas em dois grupos formados por estudantes de Harvard e moradores das cidades vizinhas a Boston. Além das pessoas selecionadas, as famílias dos participantes também foram monitoradas em entrevistas realizadas a cada dois anos, exames médicos e experiências de interação com outras pessoas.

Pesquisa comprovou o poder do afeto

O psiquiatra Robert Waldinger, um dos diretores do estudo, teve acesso a dados sobre a verdadeira felicidade e a sensação de satisfação. No TED “Do que é feita uma vida boa?”, ele lançou a pergunta “Se você hoje fosse investir no seu melhor ‘eu’ futuro, no que você colocaria seu tempo e energia”? A resposta nos dá, sim, razões para acreditar ainda mais no poder do afeto, já que ela não tem nada a ver com dinheiro, carreira ou status: são as relações pessoais.
Do ponto de vista da psicologia, se socializar é fundamental para nos mantermos saudáveis e felizes. “É muito importante a busca e a manutenção da amizade. Somos seres sociais, não nascemos para viver isolados”, diz a psicóloga especialista em psicologia clínica e hospitalar Thabata Fonseca.
Dentre as pessoas avaliadas no estudo, quem criou laços com outras pessoas viveu mais – e viveu melhor. O afeto compartilhado é o maior sucesso que alguém pode ter. Investir em amigos, família e amores é o melhor que você pode fazer por si mesmo (depois, é claro, de investir em você e no seu bem estar). 

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários