Conheça os significados e simbolismo de São Tomé Apóstolo


São Tomé, também conhecido como Tomás, foi um dos doze discípulos escolhidos por Jesus, conforme nos relatam os Evangelhos. (Mt 10, 13; Mc 3, 18 e Lc 6, 15). 
Parece que enquanto era discípulo de Jesus, Tomé era dado ao pessimismo e à dúvida. Na passagem de João 11, 16, quando Jesus é avisado que seu amigo Lázaro está doente, Tomé diz: "Vamos para lá, para também morrermos com Ele." Numa outra intervenção (Jo 14, 5-6) Tomé interviu e fez com que Jesus falasse uma de suas frases mais famosas e importantes: "Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saberemos o caminho" Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." Por fim, na passagem mais famosa de São Tomé, em Jo 20, 24-29, ele duvida da ressurreição de Jesus. Então, o Mestre aparece aos onze, com Tomé presente e este faz sua mais linda profissão de fé: "Meu Senhor e meu Deus!" Mais uma vez, ele propicia a Jesus outra mensagem importante: "Você acreditou porque me viu, Tomé. Felizes os que creem sem ter visto!" Depois de ver jesus ressuscitado e depois de receber o Espírito santo em Pentecostes, Tomé se transformou num grande pregador e deu sua vida por Jesus. Sua imagem conta-nos um pouco de sua história. Vamos conhece-la.



O manto marrom de São Tomé

O manto marrom de São Tomé fala-nos sobre a humildade do santo. Sua humildade propiciou sua "volta" para Cristo. Se ele tivesse permanecido com o coração duro, cético e fechado, sua história teria tomado um rumo muito diferente. Mas ele foi humilde e reconheceu seu erro. Sua profissão de fé "Meu Senhor e meu Deus" é testemunha de sua humildade.

O livro na mão direita de São Tomé

O livro na mão direita de São Tomé significa sua missão de vida: pregar o Evangelho de Jesus Cristo; contar para todos sua experiência com o Mestre e seu caminho da dúvida para a fé, das trevas para a luz. São Tomé pregou o Evangelho no Oriente, especialmente na Índia. Lá, converteu a muitos, realizou vários milagres e renovou a esperança de milhares de fiéis; tudo em nome do livro que está em sua mão direita: o Evangelho, ou seja, a Boa Nova de Jesus Cristo. Mas, por isso também, ele foi martirizado.
A túnica vermelha de São Tomé

A túnica vermelha de São Tomé simboliza o sangue de Cristo e o próprio sangue de São Tomé, que morreu mártir por causa de seu anúncio do Evangelho. Chegando á região do atual Estado de Kerala, na Índia, São Tomé dedicou-se a pregar o Evangelho ao povo. Vendo que ele convertia muitos ao cristianismo pelo poder de suas palavras, sacerdotes hindus decidiram mata-lo, caso ele não renegasse a fé em Cristo. Como ele não renegou Jesus, foi morto.

A lança de São Tomé

A lança na mão esquerda de São Tomé mostra-nos a forma como ele foi martirizado: a lançadas. Assim, aquele que duvidara da ressurreição de Cristo, entregou sua vida por anunciar que Jesus estava vivo e atuante. Mas seu testemunho deixou uma semente cristã na Índia. Na região onde ele pregou o Evangelho foram construídas sete igrejas e o cristianismo ainda persiste firme, cercado por várias outras crenças.
Milagre

Uma das igrejas de Kerala foi construída diante de poste fixado ali por São Tomé. Na ocasião, São Tomé profetizou que as águas do mar nunca chegariam até ali. E, de fato, no tsunami recente de 2004, quando toda a região foi devastada pelas ondas gigantes, a Igreja de São Tomé, onde estão suas relíquias, permaneceu intacta. As águas chegaram somente até o poste fixado pelo santo.

Oração a São Tomé

"Ó Apóstolo São Tomé, experimentaste o desejo de querer morrer com Jesus, sentiste a dificuldade de não conhecer o Caminho, e viveste na incerteza e na obscuridade da dúvida, no dia de Páscoa. Na alegria do encontro com Jesus Ressuscitado, na comoção da fé reencontrada, num ímpeto de terno amor, exclamaste: "Meu Senhor e meu Deus!" Ó Espírito Santo, no dia de Pentecostes, transformou-te num corajoso missionário de Cristo,incansável peregrino do mundo, até aos extremos confins da terra. Protege a tua Igreja, a mim e à minha família e faz com que todos encontrem o Caminho, a Paz e a Alegria para anunciar, com paixão e abertamente, que Cristo é o único Salvador do Mundo, ontem, hoje e sempre. Amém."

via Cruz da Terra Santa

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários