Pentecostes: O que é? Conheça seu significado e história


Pentecostes é uma data muito especial para os católicos, sendo até mesmo considerada o “aniversário da Igreja Católica”. A palavra em si tem origem grega e significa quinquagésimo. Para nós, católicos, é a data que marca 50 dias após a Páscoa, a data que marca a descida do Espírito Santo à Terra. 




História

Algumas semanas depois da Ascensão de Jesus Cristo, os discípulos tinham se recolhido em Jerusalém com Maria, a mãe de Deus, para observar a “Celebração da Colheita” um dia de alegria, onde o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido.

A ocasião em si não foi de muita comemoração já que os discípulos estavam ainda confusos e inseguros sobre qual caminho seguir e o que fariam. Muitos ainda estavam de luto. Mas, não imaginariam que esse dia mudaria a vida deles, como relatado na passagem de Atos 2:2-4:

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

Todos ali foram tomados pelo Espírito Santo, que fortaleceu ainda mais a crença deles e lhes deu coragem e o dom das línguas. Isso fez com que eles conseguissem falar com outras pessoas sem a barreira do idioma, e consequentemente, pregar e levar a palavra de Cristo para mais e mais pessoas.

Significado


Pentecostes é a plenificação da Páscoa, a efusão do Espírito Santo e ganha muito mais significado nos dias de hoje já que é cada vez maior o número de pessoas que, assim como os apóstolos, despertam para assumir um maior compromisso com a fé.


É nesse dia que a Igreja Católica se mostra para o mundo e onde podemos praticamente reviver esse momento ao sentir a vinda do Espírito Santo e renovar as esperanças e o amor que vive dentro de nós e que precisamos colocar para fora, assim como Pedro fez na época ao pregar para quase mais de 3 mil pessoas.

Mensagem de Pentecostes

No Pentecostes, todos nós voltamos a ser discípulos de Cristo recebendo o Espírito Santo e tendo a chance de renascer e passar a palavra dEle adiante. Por isso, não devemos nos esquecer jamais que:

1. O supremo dom do Pai e de Jesus a humanidade é o Espírito Santo. 

2. Soprando sobre os discípulos, Jesus esta recriando a humanidade mediante o sopro do Espírito. 

3. Recebendo o Espírito de Jesus, os cristãos recebem igualmente a mesma missão. 

4. O Espírito é dado a todos. Ninguém fica sem ele, e ninguém o possui plenamente. 

5. O Espírito leva a humanidade a formar uma só família, no amor, diferentemente de Babel-confusão, em que as pessoas não se entendem.

Oração

“Ó Luz do Senhor que vem sobre a Terra, inunda meu ser, pemanece em nós!”. Vem Luz maravilhora e nos conduz no caminho do Amor, para que juntos com os irmãos em Cristo, possamos construir um mundo mais agradável para todos. Conduzi-nos bem animados nessa caminhada, juntamente com a proteção da Mãe Maria. 

via Nossa Sagrada Família

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário