7 dicas para viver Pentecostes

Celebre verdadeiramente a presença do Espírito Santo entre nós.



Nós nos preparamos para o Natal durante as quatro semanas de espera (conhecidas como Advento). Preparamo-nos também para a Páscoa, passando pela jornada de 40 dias no deserto da Quaresma. O período alegre da festa da Páscoa deve ser uma forma de Quaresma (penitência / preparação) e Advento (espera alegre), quando nos aproximamos da festa do dia em que a nossa Igreja começou sua missão: o Pentecostes.
Não precisamos ficar em um Cenáculo como Maria e os Apóstolos para aguardar o Espírito Santo. Mas este tempo de preparação deve nos lembrar da primeira festa de Pentecostes e também nos levar a celebrar o fato de que o Espírito Santo já está conosco, com todos nós, sempre.
A celebração anual deste dia santo deve ser uma oportunidade para iniciar ou renovar nosso compromisso com a missão que nos foi dada como filhos de Deus.
Como? Aqui há sete maneiras para você preparar seu coração para o Pentecostes e ficar mais consciente do trabalho do Espírito na sua vida e no mundo.
1. Descubra a data da sua Crisma. O Papa Francisco nos encoraja a descobrir nossa data de Batismo e a celebrar esse dia, que marca o momento em que nos tornamos parte da igreja de Cristo e nos libertamos do pecado original. Da mesma forma, não deveríamos celebrar o dia em que escolhemos abraçar nossa fé por nossa própria vontade, e ser um enviado para contar a todos a boa nova? O sacramento da Confirmação é um evento único, com efeitos da vida. Leia sobre o santo que você escolheu como seu padroeiro. Ore com o seu padrinho ou madrinha de confirmação, se ele ou ela estiver disponível. Caso contrário, reze por eles. Diga ao Espírito Santo “obrigado” por ter vindo como um dom de Deus e um advogado para nós.
2. Relembre os dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, piedade, ciência, conselho (julgamento correto), fortaleza e temor de Deus. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a examinar seus próprios carismas e dons e orientar o que a vontade de Deus espera de você.
3. Peça ao Espírito Santo para guiá-lo através de um exame de consciência e prepare-se para receber o sacramento da Penitência.
4. Participe da novena mais antiga da Igreja, a Novena do Espírito Santo. Para promover e encorajar a devoção à terceira pessoa da Trindade, a Igreja oferece indulgências ligadas a essa devoção.
5. Ajude a renovar a face da Terra. Nós somos o corpo de Cristo, e cada um de nós é um hospedeiro do Espírito Santo. Quando os apóstolos receberam o dom do Espírito no Pentecostes, eles saíram e falaram sobre sua fé, sobre o homem que amavam, que era Cristo. Eles já não temiam por proclamar suas crenças. Eles compartilhavam o que tinham e o que sabiam com todos os que encontravam. Saia e compartilhe sua fé com alguém. Chame alguém de volta. Não tenha medo de falar.
6. Deixe o Espírito Santo feliz. Passe algum tempo servindo a Deus ao servir aos outros. Execute trabalhos de misericórdia corporais ou espirituais em sua casa e/ou comunidade. Reze uma oração ao Espírito Santo.
7. Passe algum tempo agradecendo à Trindade. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é pegar seu terço e simplesmente dizer: “Obrigado, Deus-Pai” em todas as contas. Depois, “Obrigado, Jesus Cristo, o Filho” em todo o caminho do Rosário e, finalmente, “Obrigado, Espírito Santo” em todas as contas. Faça isso como parte da adoração, se possível. É difícil não se sentir cheio de gratidão quando terminar o exercício.
Tenha um excelente Pentecostes!
via Aleteia
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários