5 coisas que você precisa saber sobre o Espírito Santo

Pentecostes é o dia em que os cristão celebram, após a Ascensão de Jesus ao céu, a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os apóstolos. Depois disso os apóstolos saíram pelas ruas de Jerusalém e começaram a pregar o evangelho, e ”os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.” (Atos 2, 41).



As seguintes notas são alguns pontos para entender quem é o Espírito Santo.

1) O Espírito Santo é uma pessoa

O Espírito Santo é não é uma coisa o um ”quê”, Ele é um ”QUEM”. É a terceira pessoa da Santíssima Trindade, mesmo que possa parecer mais misterioso que o Pai e o Filho, é tão pessoa como eles.

2) É completamente Deus

O fato de o Espírito Santo ser a ”terceira” pessoa da Trindade não significa que seja inferior ao Pai e ao Filho. A três pessoas, incluindo o Espírito Santo, são totalmente Deus e ”tem uma só divindade, glória e coeterna majestade”, como disse o Credo de Atanásio.


3) Sempre existiu, inclusive nos tempos do antigo testamento

Mesmo que tenhamos aprendidos a maioria das coisas sobre Deus-Espírito Santo (assim como Deus-Filho) no novo testamento, Ele sempre existiu. Deus existe eternamente em três pessoas. Assim, quando lemos sobre Deus no Antigo Testamentto, lembremo-nos que se trata das Trindade, entre eles o Espírito Santo.

4) No Batismo e no Crisma se recebe o Espírito Santo

O Espírito Santo está presente no mundo de formas misteriosas e que nem sempre compreendemos. Porém, uma pessoa recebe o Espírito Santo de uma maneira especial pela primeira vez no batismo, e é fortalecido em seus dons no Crisma.


5) Os cristãos são templos do Espírito Santo

Os cristãos tem o Espírito Santo que habita neles de uma maneira especial, e por tanto, existem graves consequências morais, como explica São Paulo:
”Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.

Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?

Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.”

Via Church Pop
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Comentários