Sanduíche McFish nasceu para atender católicos às sextas-feiras


Um dos sanduíches mais antigos e mais vendidos do McDonald’s é McFish. Mas nem sempre ele esteve no menu. Foi criado por um católico empreendedor que teve que enfrentar um grande problema e ganhou uma aposta lendária.



A história é de 1962. Lou Green abriu a primeira franquia do McDonald’s em Cincinnati, Ohio, mas não conseguia obter lucros. Rapidamente percebeu que seu restaurante estava localizado em um bairro católico (Groen era católico), católicos não comem carne às sextas-feiras (durante o ano todo), e o McDonald’s servia apenas pratos com carne.
Rapidamente começou a trabalhar em busca de uma solução. Criou uma massa especial, fez seu próprio molho tarter, e o colocou em um novo tipo de sanduíche de peixe.
Como era dono de uma franquia, não poderia começar a vender um produto sem antes ter autorização. Então levou sua nova criação para a sede do McDonald’s e mostrou a Ray Kroc, o CEO da empresa.


Kroc resistiu um pouco no início ao sanduíche de Groen. Isso porque o CEO já estava trabalhando em uma idéia de sanduíche sem carne; era um sanduíche normal, mas tinha uma fatia de abacaxi em vez de carne, e se chamava Hula Burguer.
Kroc apostou com Groen: eles fariam o sanduíche de peixe de Groen e o Hula Burguer para uma sexta-feira e o que vendesse mais entraria no menu nacional.
“A sexta-feira chegou e a aposta também. Eu ganhei com as mãos amarradas”, contou Groen mais tarde. “Vendi 35o sanduíches de peixe naquele dia. Ray nunca me contou como foi o desempenho de seu sanduíche.”
E o restante se tornou se história: sanduíche de peixe de Groen foi adicionado ao menu principal como “McFish” e é servido desde então.




“Meu sanduíche de peixe foi a primeira adição ao menu original do McDonald’s”, explicou Groen. “Salvou minha franquia.”
E, menino, sua operação cresceu depois disso! Quando Groen finalmente vendeu sua franquia 24 anos depois, ele cresceu seu negócio para 43 restaurantes McDonald’s.
E seus negócios só cresceram depois disso! Quando Groen finalmente vendeu sua franquia 24 anos depois, ele tinha crescido seu negócio para mais 43 restaurantes do McDonald’s.

Via Churchpop
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK  
CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: