Padre vai morar em lixão de Pernambuco para resgatar pessoas que viviam no lixo


O padre Airton Freire de Lima se deparou com uma cena desoladora quando foi convidado por um grupo de jovens para conhecer um lixão em Arco Verde, no agreste pernambucano, em 1982: famílias inteiras catando lixo para sua subsistência.


O mais triste ainda foi saber que as pessoas, incluindo muitas mulheres, idosos e crianças, moravam no lixão, em barracos de papelão, sem água, banheiros, luz elétrica, completamente desamparadas pelo Estado e sujeitas a contrair todo tipo de doença. Chocado com aquilo tudo, o padre Airton celebrou uma missa no local.
Durante a pregação, uma criança que parecia não comer há dias, ao ver a hóstia, implorou para comê-la, achando que fosse uma “bolacha”. Naquele dia, o padre decidiu se mudar para a “Rua do Lixo” com o objetivo de resgatar aquelas pessoas de um lugar onde elas nunca deveriam estar.
“Fui tocado de tal forma, que eu decidi morar com eles, viver com eles, para eles, a partir deles, como viveu Jesus”, disse o padre Airton em entrevista para o programa “Como Será”, da TV Globo.


De lixão à fundação

Em 1984, o pároco criou a Fundação Terra dos Servos de Deus para atender os moradores do lixão. A associação atua nas áreas da saúdeeducaçãomoradia e capacitação profissional. O projeto beneficia diretamente mais de 2.000 pessoas a cada ano, principalmente em Pernambuco e no Ceará.
A iniciativa inclui creches, um hospitalescolasinserção profissionalatendimento médico e psicológico, fornecimento de cestas básicasalfabetização de adultosprojetos esportivos e culturais para jovensformação de empreendedores e concessão de microcrédito com orientação e assessoria para estruturação de atividades produtiva.
Cada uma dessas iniciativas é mantida graças a doações feitas por indivíduos e empresas e também de verbas públicas obtidas de programas sociais do Governo. As pessoas que tiverem interesse em ajudar podem destinar parte do imposto de renda para a Fundação Terra.
A seguir, você confere uma reportagem sobre a Fundação Terra veiculada no ano passado pela TV Asa Branca, emissora local afiliada da Rede Globo: 


Via Aleteia
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK  
CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO:

Comentários