Bombeiros resgatam de basílica em escombros a imagem INTACTA de São Bento de Núrsia


Cerca de cinco meses após o terremoto que destruiu o centro da Itália, um grupo de bombeiros entrou na Basílica de São Bento em Núrsia para resgatar a imagem intacta da padroeira da Europa.



Em 30 de outubro de 2016, um terremoto atingiu várias localidades das regiões de Úmbria e Marcas, deixando vários edifícios em escombros, entre eles a Basílica de São Bento de Núrsia.
Entretanto, em 21 de março, na festa do Trânsito de São Bento, um grupo de bombeiros entrou no templo e desceu à cripta pela primeira vez desde que ocorreu o terremoto e resgatou a imagem de bronze do santo, em perfeito estado.
No vídeo divulgado pelos bombeiros, eles aparecem andando sob os escombros para chegar à cripta onde está a imagem e, depois de cobri-la com um casaco, conseguiram evacuá-la.


“Com a inspeção improvisada da cripta, onde segundo a tradição nasceram São Bento e Santa Escolástica (sua irmã), descobrimos que grande parte do local está em pé”, declarou a imprensa o prefeito de Núrsia, Nicola Alemanno. Entretanto, “o mais incrível é que, em uma capelinha completamente destruída, permaneceu de pé uma pequena imagem de São Bento”, expressou.


São Bento salvou nossa vida
Por sua parte, nesse mesmo dia, o prior da comunidade beneditina de Núrsia, Pe. Benedicto Nivakoff, disse que as celebrações do padroeiro da Europa deste ano serão “uma oportunidade para todos os cidadãos europeus redescobrirem as três virtudes mais preciosas do santo: humildade, obediência e silêncio”.
Na praça da cidade, o monge recordou que “nosso padroeiro salvou a nossa vida e mais do que nunca estamos perto dele”, pois “é um milagre não ter morrido rezando dentro da basílica no dia 30 de outubro”.


Além disso, através de uma carta enviada ao Arcebispo de Spoleto e Núrsia, Dom Renato Boccardo, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, assegurou o compromisso da organização para contribuir na reconstrução da cidade e da basílica.
“Gostaria de confirmar que sigo de perto os progressos relacionados à reconstrução da Basílica de São Bento e a contribuição da União Europeia neste projeto”, afirmou.
A autoridade europeia disse que “a reconstrução da basílica é apenas uma parte da contribuição da União em resposta ao terremoto que atingiu” o centro da Itália desde o primeiro terremoto de terra no dia 24 de agosto de 2016.
A reconstrução da Basílica de São Bento é “uma ação emblemática da necessidade de reconstruir o patrimônio cultural, social e histórico do território como um pré-requisito do pleno restabelecimento da atividade econômica na região atingida pelo terremoto”, afirmou. 

Via ACI
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK  CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO:

Comentários