Papa Francisco sobre Dom Paulo: ‘generoso’ e ‘intrépido’ pastor


O Papa Francisco enviou uma mensagem ao arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, sobre a morte de Dom Paulo Evaristo Arns. Francisco chama Dom Paulo de “intrépido” e “generoso pastor” e diz que dá “graças ao Senhor” por Dom Paulo ter feito parte da Igreja Católica. O Papa contou que recebeu com grande “pesar a notícia da morte do venerado irmão”.





“A essa comunidade arquidiocesana, que chora perda do seu amado pastor e à Igreja do Brasil, que nele teve um seguro ponto de referência, e a quantos partilham esta hora de tristeza, que anuncia a ressurreição, uma confortadora bênção apostólica”, escreveu Francisco.


O Papa destaca o trabalho de Dom Paulo nos serviços de caridade e destinados aos desfavorecidos e disse que ele foi “autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo, a todos apontando a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade em permanente atenção pelos mais desfavorecidos”.



Leia abaixo a íntegra da mensagem do Papa Francisco:


“Recebida com grande pesar a notícia da morte do venerado irmão Cardeal Paulo Evaristo Arns, venho exprimir –lhe a si e bispos auxiliares, ao clero, comunidades religiosas e fiéis da Arquidiocese de São Paulo, bem como à família do falecido, meus pêsames pelo desaparecimento desse intrépido pastor, que no seu ministério eclesial se revelou autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo, a todos apontando a senda da verdade, na caridade e do serviço à comunidade em permanente atenção pelos mais desfavorecidos.

Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor e elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel, enquanto envio a essa comunidade arquidiocesana que chora a perda do seu amado pastor e à Igreja do Brasil, que nele teve um seguro ponto de referência, e a quantos partilham esta hora de tristeza que anuncia a Ressurreição, uma confortadora bênção apostólica.”





FUNERAL COMEÇOU ONTEM

O funeral de Dom Paulo começou na noite desta quarta-feira na Catedral da Sé, região central da capital paulista. O corpo será sepultado na sexta-feira, na cripta da catedral, após a celebração presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, às 15h. Durante o período do funeral, acontecerão missas a cada duas horas, de acordo com a Arquidiocese de São Paulo.

Dom Paulo faleceu na manhã desta quarta-feira, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado desde 28 de novembro no Hospital Santa Catarina, no centro de São Paulo, por causa de uma broncopneumonia. Na segunda-feira, a Arquidiocese de São Paulo emitiu um comunicado informando que o estado de saúde dele se agravou nos últimos dias, convidando todos a rezarem pelo cardeal.

Arcebispo metropolitano de São Paulo de 1970 a 1998, dom Paulo foi um dos principais nomes na luta contra a ditadura e ficou conhecido como o "cardeal da esperança". Quando assumiu a Arquidiocese de São Paulo, em 1970, uma de suas primeiras medidas foi vender o Palácio Pio XII, residência oficial do arcebispo, para financiar terrenos e construir casas na periferia.

Ao lado do pastor presbiteriano Jaime Wright, coordenou o projeto Brasil Nunca Mais, que reuniu documentos e denunciava a prática de crimes cometidos por agentes de Estado contra presos políticos. Em livro, relataram métodos de tortura e acusações ilegais. Em 1972, criou a Comissão Brasileira Justiça e Paz, que articulou denúncias contra abusos do regime militar. Em 1985, o cardeal criou a Pastoral da Infância, com o apoio da irmã Zilda Arns, que morreu no terremoto de 2010 no Haiti, onde realizava trabalhos humanitários.

Via G1

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK  CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: